Zé do Norte

Videos - Zé do Norte

International
Shops

search for music by Zé do Norte at amazon


search for rare music in our shop


search for rare music at Music Stack

Links:
Zé do Norte

pesquisa  Zé do Norte

Lojas
Brasileiras



busca DVD de Zé do Norte


busca CD de Zé do Norte

DVDs
Zé do NorteZé do Norte -  Nasceu



Discografia, Videos & Livros

Música

Zé do Norte - Mulher rendeira

Zé do Norte


 Alfredo Ricardo do Nascimento, um artista de origem humilde. Seus pais faleceram muito cedo, ele possuía apenas 11 anos. Alfredo do Nascimento, até os 16 anos viajou com tropas de burros pelos sertões da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e até Codó do Maranhão.

Nunca estudou música, mas desde criança acompanhou grandes cantores, nunca perdendo se quer um ensaio da banda regida pelo mestre João Bastista Siqueira banda que posteriormente foi intitulada como Catedrático da escola Nacional de Música, da universidade do Rio de Janeiro, o influenciando em trabalhos artísticos culturais de alto nível.

Aos 30 anos de idade foi descoberto numa feira de amostras no Rio de Janeiro por Joracy Camargo, onde foi convidado para participar de uma apresentação para 20 mil pessoas ao lado dos consagrados Silvio Caldas e Orlando Silva. A platéia vibrou principalmente com a música “Errou o Tiro”, em que debochava do comandante que matou Lampião.

Em 1939 adotou o nome artístico de Zé do Norte e foi convidado por Lacy Martins, irmão de Herivelto Martins, para cantar na Rádio Tupi.

Em 1950 foi convidado pelo diretor Lima Barreto para fazer a trilha sonora do filme 'O Cangaceiro', filme que ilustra a história do cangaceiro Lampião. A conselho da escritora Raquel de Queiroz, então roteirista, foi indicado como consultor de linguagem para o mesmo filme.

O filme ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes. Da trilha sonora destacaram-se 'Sodade, meu bem, sodade', que foi sua primeira composição escrita aos 11 anos de idade, gravada para o filme com a atriz Vanja Orico. Destaca-se também na trilha as canções 'Lua bonita', 'Mulher rendeira' e o coco 'Meu pião', que tomam referências ao seu tempo de criança. Todas essas músicas fizeram grande sucesso e chegaram a ser gravadas no exterior.

O disco de hoje apresentam essas composições, gravada pela Chantecler, uma coletânea musical de melhor categoria, no gênero folclórico-regionalista, um autêntico documento para os pesquisadores. (DJ RICK)

Zé do Norte - Mulher rendeira
Chantecler - 1969

1. Balança a Rede (Zé do Norte / Waldemar Gomes)
2. Meu Pião (Zé do Norte)
3. Lua Bonita (Zé do Norte / Zé Martins)
4. Espingarda Pá (Tradicional / Adpt. Zé do Norte)
5. Sapato de Algodão (Zé do Norte)
6. Os Retirantes (Zé do Norte / Péricles Sales)
7. Sem Mulher Não Tenho Sono (Zé do Norte)
8. Mulher Rendeira (Tradicional / Adpt. Zé do Norte)
9. Sodade Meu Bem Sodade (Zé do Norte)
10. Godero (Zé do Norte / Solange Andrade do Nascimento)
11. Coco de Amaralina (Zé do Norte / Raimundo Alves)

,

Zé do Norte

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2010 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures