
Considerada uma das mais requisitadas bandas de BH, o Zé da Guiomar, que iniciou sua trajetória em 2000, tem como repertório o melhor do nosso samba com inserções na bossa nova.
Formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio (cavaquinho), Renato Carvalho (sax), Totove Ladeira (percussão), Analu (percussão) e Marcelinho do Vale (percussão), e tendo como músico convidado o trombonista Marcos Flávio, o Zé da Guiomar foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba na capital mineira.
Depois de pesquisar in loco, o Zé da Guiomar, escolheu 13 pérolas, entre inéditas e clássicos, de compositores como Batatinha, Riachão, Roque Ferreira, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Walmir Lima, Paulo César Pinheiro, Wilson das Neves e Seu Régis, além de compositores da nova geração, como Dú Marques e Pedrão. O disco se encerra com o clássico ¨Você já foi a Bahia?¨ de Dorival Caymmi citado em canções de Lenine e Caetano Veloso.
Samba Feiticeiro foi produzido pelo instrumentista e arranjador carioca Jayme Vignoli e conta com importantes participações de Wilson das Neves, Pedro Miranda, Walmir Lima, Edil Pacheco e As Formosas (Babaya, Celiha e Lu). Sem esquecer os talentos mineiros, também foram convidados os instrumentistas Pereira da Viola, Marcos Flávio, Thiago Delegado, Gustavo Monteiro, Juliana Perdigão, Robson Batata, Rafael Leite, Alexandre Batista, Agostinho Paoluci e Rodrigo Torino.
De acordo com Jayme Vignoli, “com este Samba Feiticeiro, Zé da Guiomar adentra com categoria de sobra o baile e, no samba de roda, nos provoca através de umbigada chamando pra dançar. Não há como ficar parado. Não há como não se emocionar. Deve ser feitiçaria mesmo”...
Faixas
01 – Samba Resposta – Du Marques e M. Paulista
02 – Fio de Esperança – Nelson Rufino e Edil Pacheco
03 – Moça Morena Maria – Wilson das Neves e Edil Pacheco
04 – Inventor do Trabalho – Batatinha
05 – Santo Amaro é Uma Flor – Edil Pacheco e Walmir Lima
06 – Tristeza – Reginaldo de Souza
07 – Quebra-Mar – Walmir Lima e Pedrão
08 – Samba Feiticeiro – Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro
09 – Águas Passadas – Roque Ferreira e Alberto Fonseca
10 – Retrato da Bahia – Riachão
11 – Direito de Sambar – Batatinha
12 – Despedida – Walmir Lima e Noca da Portela
13 – Você Já Foi à Bahia? – Dorival Caymmi