Após 10 anos de composição e
aperfeiçoamento, Túlio Rangel lançou em dezembro
de 2011 o seu primeiro CD; Astronauta, inteiramente autoral.
Com uma voz rara e poderosa, expressa sua visão, hora imparcial, hora tomada de sentimento, mas sempre intensa. “...tudo o que eu sei fazer é falar sobre a vida, expressar minha alegria ou a dor das feridas, seja com palavra, som ou imagem...”. Viajante cósmico, o Astronauta busca inspiração no Universo e no cotidiano para dizer ao mundo o que pensa.
Túlio acredita que não existem elementos novos, mas que a autenticidade garante uma nova forma de fazer canção. Eclético e denso, compõe para “denunciar” o que considera “inadequado” no comportamento humano, resultando em canções irônicas que não perdem em sutileza e beleza.
O disco foi produzido pelo próprio Túlio Rangel, com o apoio de Jairo de Lara, arranjador, produtor, instrumentista e compositor e do técnico de som Eloísio Oliveira. Este jovem talento construiu seu primeiro álbum com maturidade, é o que demonstra a ficha técnica no mínimo respeitável, pois ele assina como produtor, compositor, cantor, múlti – instrumentista e fotógrafo.
O álbum “Astronauta” conta com participações importantes como a do baixista Vagner Faria, da cantora Violeta Lara, do baterista Quinho Neiva, e do próprio Jairo de Lara como flautista, saxofonista, percussionista e vocal de apoio, entre outros músicos.
Já foi convidado para três entrevistas por Tutti Maravilha, produtor e apresentador do programa Bazar Maravilha, da Rede Inconfidência de Rádio, despertando assim o interesse do público que desde então faz pedidos musicais pelo telefone.Tutti o apadrinhou e o batizou de Astronauta, que veio a ser o título do álbum.
As canções e vídeos também vêm atingindo marcas de acessos e “downloads” muito relevantes na internet em sites de relacionamento como Youtube, Palco MP3, Facebook e Myspace.
Túlio Rangel
Em 2001 estudou canto popular na Babaya Escola de Canto. Fez também aulas de Violão Popular com Ricardo Trigueiro. Mais tarde, em 2004, se aprimorou no CEFAR (Centro de Formação Artística do Palácio das Artes), onde cursou canto lírico e violão erudito.
Também foi produtor e percussionista das bandas de reggae Safári Sonoro e Kaya Jah por dois anos
Já em 2007, produziu e interpretou Saraus de Música e Poesia junto ao maestro cubano Pepe Calderon, apresentados na Serra do Cipó-MG.
Faixas
01 – Peixe Fresco – Túlio Rangel
02 – Capim Seco – Túlio Rangel
03 – Clichê – Túlio Rangel
04 – A Mulher Paradoxo – Túlio Rangel
05 – Na Roda de Fogo – Lu Izidoro e Túlio Rangel
06 – 0 Homem Galáctico – Túlio Rangel
07 – Espiral Sorriso – Túlio Rangel
08 – Flor de Caqui – Túlio Rangel
09 – O Palhacinho e a Palhacinha – Túlio Rangel
10 – Tutti Buona Gente – Túlio Rangel
11 – 25 Centávu Pá Pagá u Zé – Carlos Augusto, Limão, Walmey Ataíde e Túlio Rangel
12 – Profecias e Ilusão – Túlio Rangel
13 – Andarilho – Walmey Ataíde, Fernando Picardi e Túlio Rangel
14 – A do Piano – Túlio Rangel