Titane

Videos - Titane

International
Shops

search for music by Titane at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Titane

pesquisa  Titane

DVDs
TitaneTitane -  Nasceu


Titane

Ana Íris Teixeira Silveira
Nascido - 21/7/1960 São João Del Rey, MG

Biografia

Cantora. Nascida em São João Del Rey, Minas Gerais. Estudou Sociologia em Belo Horizonte.

Discografia

  • (2012) Titane e o Campo das Vertentes • Independente CD
  • (2000) Sá rainha • Lapa Discos CD
  • (1999) Verão de 2001 • Lapa Discos CD
  • (1999) Titane • Lapa Discos CD
  • (1997) Prato feito • Independente CD
  • (1996) Inseto raro - ao vivo • Atração Fonográfica CD
  • Shows

  • Inseto raro. Teatro Casa da Ópera. Ouro Preto, MG,
  • Inseto raro. Piccolo Espaço Cultural. São Paulo, SP,
  • Inseto raro. Parque da Aclimação. São Paulo, SP,
  • Inseto raro. Centro Cultural Yves Alves. Tiradentes, MG,
  • Eu vim trazer coroa. (com Maurício Tizumba e Congadeiros de Oliveira). Praça Tiradentes e Igreja de Santa Efigência. Ouro Preto, MG,
  • Titane. Cdm (Centro Didático Musicateatrodanza). Rovereto, Itália,
  • Bibliografia

  • ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
  • ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
  • AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
  • Titane canta Elomar – Na Estrada das Areias de Ouro (2018)

    Um álbum da cantora mineira Titane interpretando o baiano Elomar Figueira de Mello é daquelas coisas que a gente gosta antes mesmo de ouvir. Neste caso, ouvir “TITANE CANTA ELOMAR – Na Estrada Das Areias De Ouro” é uma experiência que extrapola o imponderável e cai às margens do divino. É difícil nominar e descrever a beleza e a paixão que explodem das dez faixas do disco.

    Titane conta que já vem namorando a música de Elomar não é de hoje. Há sete anos fez a faixa encomendada da canção ‘Segundo Pidido’, de Elomar, ao lado do violonista Hudson Lacerda.

    A partir disso a ideia de fazer um disco só com as canções do mestre de Vitória da Conquista foi amadurecendo. Titane pode ser vista em vídeos no YouTube, ao lado do próprio Hudson interpretando lindamente algumas prévias do que viria a ser o disco.

    Para a gravação, contou com a co-produção musical de Kristoff Silva, que divide a direção musical com colaboração de Hudson Lacerda.

    Os dois fizeram parte da equipe que elaborou o primoroso álbum de partituras de Elomar. Junto deles vieram também Toninho Ferragutti (acordeon), André Siqueira (bouzouki) e Aloízio Horta (contrabaixo). Como convidado em uma das canções, está o violeiro Pereira da Viola.
    Cada nota, cada arranjo, cada participação só fizeram crescer mais e mais o disco.

    As canções, bem as canções são algumas daquelas maravilhas que os que conhecem de perto a música de Elomar se habituaram. E qualquer um que se arvore a interpretar obra tamanha tem que pensar várias vezes no que pode vir a acrescentar.

    Uma obra, como ela mesma lembra, repleta de visitas de vozes masculinas como o lendário Dércio Marques, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Paulinho Pedra Azul entre tantos outros e também outras femininas, particularmente Doroty Marques, a quem Titane dedica o disco.

    Titane, no entanto, não só soube muito bem como fazer como teve a audácia, talento e coragem de reinventar tudo. A sua voz parece conhecer cada verso, cada sílaba e nota e, sobretudo, o que veio a gerar cada uma delas. Nos conduz por um fio melódico e poético sem cautela. Ao mesmo tempo, com delicadeza própria, afinação, firmeza, emoção, timbre, enfim, com uma qualidade irretocável, faz transpirar e deslocar ainda mais à frente a quintessência da obra.

    “TITANE CANTA ELOMAR – Na Estrada Das Areias De Ouro” é um daqueles discos que daqui a muito longe haverá alguém por aqui falando dele. Feito essas lendas que ficam.
    Por Julinho Bittencourt


    Faixas:
    01 - Corban
    02 - Acalanto
    03 - Na Estrada das Areias de Ouro
    04 - O Violeiro
    05 - Chula no Terreiro
    06 - Segundo Pidido
    07 - Clariô
    08 - Cavaleiro do São Joaquim
    09 - Cantiga do Estradar
    10 - Na quadrada das águas perdidas.

    Todas as composições são de Elomar Figueira Mello
    Dedicado a Dércio e Dototy Marques

    Um comentário:
    Marcadores: Regional, Titane

    Titane – Sá Rainha (2016) DVD


    O DVD SÁ RAINHA, de TITANE, reúne e disponibiliza imagens de seu acervo pessoal, registrando um dos períodos fundamentais da música no país, em que a sua produção se volta para fontes autóctonas com vigor e determinação. Em Minas, a fonte primeira é a Festa de Nossa Senhora do Rosário, do congado mineiro.

    O DVD é dividido em três partes: 

    TITANE canta 
    Traz a íntegra de show dirigido por João das Neves, gravado ao vivo em 2003, Belo Horizonte. Nele a cantora vem acompanhada dos músicos que formavam sua banda no período. São eles: Gilvan de Oliveira e Weber Lopes, violonistas com carreiras-solo consolidadas e renomados por sua inegável contribuição à história do violão brasileiro, o baixista Ivan Corrêa e o percussionista Sérgio Silva. Como convidados estão Chico César, Pereira da Viola, Edvaldo Santana, Maurício Tizumba e a Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês, de Oliveira/MG.

    TITANE dança 
    Apresenta cenas da Festa do Rosário de Oliveira, gravadas ao vivo durante os Festejos, registrando Guardas de Congado, Cortejos, a presença da cantora como integrante da Guarda de Catupé de N.Sra.do Rosário, depoimentos e conversas de Titane com os congadeiros.

    TITANE fala 
    Registra depoimentos de Titane sobre os músicos que formam a banda com a qual atuou  durante mais de 10 anos – Gilvan de Oliveira, Weber Lopes, Serginho Silva e Ivan Correa, e também João das Neves e Klauss Vianna, artistas sobre artistas com quem conviveu e trabalhou.

    Com direção de Sérgio Borges e Pablo Lobato, o dvd SÁ RAINHA, lançado em setembro de 2016,  reúne imagens foram geradas entre os anos de 2003/2004, em Belo Horizonte.

    REPERTÓRIO 
    01.VIOLA CÓSMICA  Pereira da Viola e Gildes Bezerra
    02.FOLIA DE PRÍNCIPE  Chico César 3.PRUCUTUNDÁ  Bilora
    Convidado: Pereira da Viola
    04.ZENSIDER   Edvaldo Santana e Ademir Assunção
    05.REZA   Zeca Baleiro sobre poema de Paulo Leminski
    06.TEREZA  Zé Neto
    08.TEMPLO  Chico César, Tata Fernandes e Milton Di Biasi
    09.TIRANA DA ROSA – dp Vale do Jequitinhonha/Rec.Frei Chico e Lira Marques/AdaptTitane
    10.CANÇÃO PEQUENA  Edvaldo Santana e Akira Yamasaki
    11.EMBALA EU   Maurício Tizumba
    12.Estação Derradeira   Chico Buarque
    12.GALOPE   Gonzaguinha
    13.TRILHA NA COXIA  improviso
    14.SÁ RAINHA   Maurício Tizumba
    Citação 1: Caxangá, de Milton Nascimento e Fernando Brant
    Citação 2: No Tempo do Cativeiro, do congado mineiro
    Convidado: Maurício Tizumba
    15.DANÇA  Chico César
    Convidados: Chico César e Maurício Tizumba
    16. ARUÊ  Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês
    Citação: Tá Caindo Fulô -  tema de domínio público do Congado Mineiro

    Esta seleção de canções e o tratamento a elas destinado vem dialogar, confrontar e estabelecer relações entre a música popular brasileira e o universo musical do congado mineiro.

    TITANE E O CONGADO MINEIRO  
    O repertório do show SÁ RAINHA e o tratamento a ele destinado vem dialogar, confrontar e estabelecer relações entre a música popular brasileira e o universo musical do congado mineiro.

    O Congado é, certamente, a mais particular e imponente festa popular de Minas Gerais. Com implicações estéticas, éticas e religiosas, é uma manifestação da população de ascendência negra de Minas Gerais.

    Os laços entre TITANE e o Congado mineiro se evidenciam diante de um público maior, quando  a cantora passa a convidar Guardas de Congado de sua cidade, Oliveira, a fazerem incursões em seus espetáculos, a partir de 1995.

    Cuidadosamente preparadas, estas incursões acontecem inicialmente em teatros, centros artísticos por excelência, e posteriormente, em áreas abertas. Um desafio é perseguido: como garantir que as Guardas, em espaços e momentos que não aqueles de sua origem, preservem seu brilho, sua força, o sentido de devoção e a visão tão particular de mundo que se manifesta em seus ritos sagrados?

    Ao longo de 10 anos foram muitos os encontros entre TITANE, seu público e as Guardas de Nossa Senhora do Rosário fora dos terreiros e ciclos sagrados dos Reinados do Rosário, em espaços artísticos de Minas, do Brasil e da França. O que sustentou esta prática, foi o entendimento de que um novo momento histórico estava em curso. Nele, o desconhecimento, o desprezo e a perseguição histórica sofrida pelos congadeiros estava sendo substituído pelo interesse sincero, a admiração e o desejo de aproximação de uma parte significativa da sociedade.

    O desafio colocado ainda na virada do século permanece. O risco da banalização e da transformação dos Festejos em curiosidade turística é sempre uma ameaça. Mas, as Guardas de Congado, com certeza, experimentam hoje o reconhecimento de sua importância artística e cultural. Seus cortejos estão vivos e livres, em evolução pelas ruas de nossas cidades.

    Ainda estamos longe de compreender a visão de mundo, a compreensão do cosmos que paira sobre os devotos do Rosário. Mas, certamente, usufruímos de sua energia pulsante. E, cada um a sua maneira, mesmo que não devotos, reverenciamos os negros que aqui viveram como escravos e cantamos, cheios de gratidão, os cantos que nos deixaram como herança.

    Dirigido por Sérgio Borges e Pablo Lobato, o DVD SÁ RAINHA registra breves instantes da passagem de uma das Guardas de Massambique e seus Reis Congos, pelos palcos da cidade de Belo Horizonte. Registra também cenas da Festa do Congo em Oliveira e depoimentos de congadeiros e Capitães.

    E ainda, disponibiliza ao público em geral, a íntegra do show gravado ao vivo no Teatro SesiMinas em 2003, espetáculo dirigido por João das Neves, que tem a cantora TITANE como protagonista e agregadora de energias sonoras de devoção à música e à mãe dos homens pretos, irmãos do Rosário de Maria.


    Marcadores: DVD, Regional, Titane

    Titane – Campo das Vertentes/DVD (2012)

    "Titane e o Campo das Vertentes" é uma ação de uma das mais completas artistas do Brasil abrindo mão de vaidades e tiques de estilo para formar um grupo, trabalhar com ele com humildade e pertinência e, na ponta do processo, se realimentar com ele e brilhar no mesmo tempo e espaço.

    Para isso, conta com João das Neves, arquiteto de espaços cênicos e conceitos. Com Sérgio Pererê, griot contemporâneo, cantor de estrelas, de fé e sábias velhices. E Makely Ka, dos aboios de concreto, egocêntrico generoso com a outra cidade que brilha, apesar do cheiro do Arrudas.

    Entre coros e madeiras de tambores e as cordas das vozes do coro, formando um conjunto de talentos neodescobertos, TITANE usa sua voz com fio de aço e transparência cristalina para dividir espaços, numa construção coletiva de experiência musical capaz de criar empatia imediata com qualquer público.

    Os de casa, se reconhecendo na tradição afro-mineira, transposta para o hoje e o agora. Os de fora, fascinados com a força da identidade, com o resultado de um trabalho de formação que não cria aprendizes robotizados repetindo estereótipos, mas seres humanos em plena ação, buscando em seu DNA um repertório que nem sabia existente.

    No centro da cena, entre abertura e encerramento catárticos, espetaculares no melhor sentido, emocionantes em sua integridade, TITANE se dá ao direito de explicitar suas memórias afetivas e musicais.

    Acompanhada por Rogério Delayon, Adriano Campagnani e Serginho Silva, músicos de primeira divisão, desfila Sérgio Pererê, Makely ka, Zé Neto, João Bosco e Aldir Blanc, Beto Guedes, entre outros autores. Esquinas importantes na formação de seu generoso clube coletivo.

    A aldeia que TITANE canta pelo mundo é sua e, ao mesmo, é de todos nós. Minas e África, do analógico mais primitivo ao digital cheio de múltiplas tecnologias. TITANE é a música do mundo dos anos 2000.
    *por Kiko Ferreira

    30,00

    Faixas:
    01 – Aboio Oracular – Makely Ka
    02 – Canário Cantador – Domínio Público Congado Mineiro/Balaim de Fulô – Maurício Tizumba
    03 – A Outra Cidade (Citação) – Makely Ka/Poemas do livro Egoexêntrico,  de Makely Ka
    04 – Toré – Zé Neto
    05 – A Mulher do Pajé – Sérgio Pererê
    06 – Kivôa – Sérgio Pererê
    07 – Tiro de Misericórdia – João Bosco e Aldir Blanc
    08 – Olha Maria – Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque
    09 – Felicidade – Luiz Tatit
    10 – Sem Ganzá Não é Coco – Chico César
    11 – Templo – Chico César, Tata Fernandes e Milton de Biasi
    12 – Tereza – Zé Neto
    13 – Na Fé – Sérgio Pererê
    14 – Estrela Natal – Sérgio Pererê
    15 – Velhos de Corôa – Sérgio Pererê
    16 – Menina Ilha dos Olhos D’Água – Makely Ka e Cristina Brasil
    17 – Sovone Aoshala – Sérgio Pererê
    18 – Mais Samba e Menos Lágrimas – Sérgio Pererê
    19 – Estrela Maior – Sérgio Pererê/Pode Chorar – Domínio Público Congado Mineiro/Deixa O Boi Beber – Domínio Público Congado Mineiro/Dói Coração – Domínio Público Congado Mineiro/Tem Mironga – Domínio Público Congado Mineiro
    20 – Aroeira – Sérgio Pererê              
    Um comentário:
    Marcadores: DVD, MPB, Titane

    Titane – E o Campo das Vertentes (2006)

    Espetáculo cênico-musical com participação dos músicos Sérgio Silva, Rogério Delayon e Adraino Campagnani e do Grupo Rosa dos Ventos.
    O SMD Titane e o Campo das Vertentes é um objeto de áudio, contido pelas quatro faixas, todas de Sérgio Pererê.
    O SMD foi gravado ao vivo no Palácio das Artes, Belo Horizonte, em novembro de 2006.



    Faixas
    01 - Estrela Natal
    02 - Kivôa
    03 - A Mulher do Pajé
    04 - Estrela Maior Um comentário:
    Marcadores: SMD, Titane

    Titane - Ana (2009)

    Titane está diferente e vai surpreender o seu público. Principal cantora mineira em atividade, Titane lança o disco “Ana”, experimentando outras alturas para o seu canto preciso e intenso, revelando composições da nova geração de músicos de Minas Gerais.

    O lançamento, que traz no título o nome da titã “Ana”, é uma coletânea da nova cena na voz de uma das maiores e mais autênticas intérpretes de Minas Gerais. Em homenagem aos compositores que se revelaram no Reciclo Geral – Mostra de Composições Inéditas, em 2002, Titane selecionou um repertório de mineiridades, registrando composições de Renato Villaça, Makely Ka, Érika Machado, Cecília Silveira, Dudu Nicácio e Kristoff Silva.

    Mantendo a marca da carreira artística de Titane, o disco “Ana” apresenta uma experimentação musical refinada, com a participação de Renato Villaça na produção do disco e Rafael Martini em arranjos elaborados com um primor contemporâneo. Makely Ka deixa sua impressão artística influenciando versos e prosas. Entre os músicos convidados, todos talentosos representantes em processo de se fazer descobrir, a diversidade da música mineira interpretada por Titane.



    Faixas
    01.Clarear – Renato Vilaça
    02.Canto – Renato Vilaça
    03.Eu Não – Makely Ka
    04.Eu – Érika Machado
    05.O Amor – Cecília Silveira
    06.Lira para Viagem – Dudu Nicácio e Camila Nicácio
    07.Letra de Música – Kristoff Silva e Makely Ka
    08.Uma Confabula – Makely Ka
    09.Dionisíaca – Renato Vilaça
    10.Escurecer – Renato Vilaça
    Marcadores: Titane


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures