Tempo Plástico

Videos - Tempo Plástico

International
Shops

search for music by Tempo Plástico at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Tempo Plástico

pesquisa  Tempo Plástico

DVDs

Tempo PlásticoTempo Plástico -  Nasceu


Tempo Plástico - Fazendo A Lata Velha Voar (2013)

Para qualquer artista, o processo de criação de uma obra está intimamente ligado a isto. Jogar a tinta em uma aquarela e ordená-la de uma forma lógica (ou não). Cortar metros de celulóide e descartar sequências inteiras de um filme. Rabiscar, mudar palavras, rasgar pedaços e inutilizar páginas de um escrito. Tudo é cortado, colado, mutilado, refeito, reinventado. O exercício constante da produção artística é uma tentativa de se imprimir à obra um caráter novo, ainda que ele passe pelo velho.

Na música, isso fica mais evidente. O compositor, o cantor, o instrumentista, todos usam suas sensibilidades a favor da reinvenção e, ao mesmo tempo em que pisam numa areia movediça de sentimentos, amadurecem neste processo, enxergando o cipó cada vez mais próximo. Artistas na acepção do termo, os cinco integrantes do Tempo Plástico sempre souberam disso e, ao iniciarem o processo de gravação de "Fazendo a Lata Velha Voar", seu primeiro disco, colocaram suas verdades à prova, iniciando um processo que os reinventaria não só como músicos, mas como pessoas.

Este processo de reinvenção sempre fez parte do dia-a-dia da banda, que começou com um núcleo de três pessoas (Fabio Gruppi, Cláudio Moreira e Eduardo Drummond) ainda nos corredores da Faculdade de Comunicação da PUC-MG, onde dividiam a editoria de um jornal de poesias ("O Riso Vertical"). O passo seguinte - a criação de uma banda - foi natural, visto que Eduardo e Cláudio já exerciam este ofício juntos, com outros colegas. O ponto comum, nesta época, era o amor pelos sons psicodélicos com uma pitada de barulho. Deste início, em 2007, até o momento atual, foram tantas mudanças que eles mesmos chegam a dividi-las em três fases. A "Tempo Plástico 1" seria este nucleo inicial. A "Tempo Plásico 2" já seria o quarteto, com a adição de Felipe Prado no baixo, enquanto a atual seria a "Tempo Plástico 3", com entrada de Thiago Viana para ocupar o posto de segundo guitarrista e contribuindo de maneira definitiva para a nova orientação do som da banda: mais centrado em riffs, com menos presença de teclados, uma espécie de marca registrada da banda até então.

Esta terceira reivenção da banda coincidiu com a gravação do disco. Ao entrarem no Estúdio Ultra, o agora quinteto sabia muito bem o que queria: recomeçar. Praticamente todo o material composto anteriormente foi descartado e, com exceção de alguns riffs, as 12 canções que figuram no álbum, foram compostas entre outubro e dezembro de 2011, enquanto eles descobriam que a vida em estúdio era bem mais prazeirosa do que imaginavam. Se antes os riffs eram recheados de notas e os instrumentos se misturavam, agora a ordem era simplificar e separar. Os teclados foram praticamente deixados de lado e a presença da segunda guitarra mostrou ser a decisão acertada, vindo de encontro com esta simplificação do som. O Tempo Plástico agora soava mais direto, conciso e cru. Ou, se preferirem, mais rock.

As letras também sofreram uma mudança brutal nesta nova fase. Se antes os temas eram mais sombrios e refletiam as angústias dos letristas, agora a ordem era que eles fossem mais positivos e diretos, por mais que as angústias ainda estejam presentes nas entrelinhas. Do sentimento de estar em casa em qualquer lugar de Yellow Líquido" à mineiridade de "Libertas", as novas letras fazem alusão ao dia-a- dia da banda, a vontade de fazê-la acontecer, ao tempo em que isso se dá, à memória, à amizade e à despretensão. Em inglês ou em português, estes sentimentos universais são comuns aos cinco integrantes da banda e, combinados,produzem um material coeso, visceral e referencial para a geração da qual fazem parte. Sem fronteiras, sem barreiras, sem amarras.

"Fazendo a Lata Velha Voar" também não teria sido possível sem o envolvimento crucial do produtor Barral Lima, que não só fez sugestões que mudaram o caminho do Tempo Plástico como os instigou a procurar diferenciais dentro de suas almas. Foram dele os incentivos para que descartassem letras por inteiro, mudassem riffs, colocassem mais peso nas guitarras e deixassem os teclados de lado. Também foi ele quem sugeriu que a banda adotasse um quinto integrante nesta nova fase. Tudo isso secundado por Henrique Soares, o responsável pela gravação propriamente dita e pela mixagem do trabalho.

Finalmente, a masterização. Parte fundamental do processo de confecção de um disco, é frequentemente descrita por músicos como aquele momento em que o som ganha peso e forma. Por isso, a preferência foi para um dos estúdios mais famosos do mundo - o Sterling Sound - e o engenheiro escolhido foi Ted Jansen, responsável, entre outros, por "Diamond Eyes", dos Deftones; "Nation", do Sepultura; "Stone Temple Pilots", do Stone Temple Pilots e "Black Gives Way to Blue", do Alice In Chains.

Um verdadeiro "tour de force". Talvez este seja o termo para definir esta conjunção de fatores e competências que resultaram em "Fazendo a Lata Velha Voar". De um lado, uma banda sintonizada com o século 21 e como o mundo em que vivemos. De outro, profissionais experientes e gabaritados que encorparam o som, o modernizaram e transformaram o trabalho em um dos grandes discos de rock surgidos nas Minas Gerais nos últimos anos.


Faixas:
01 - Yellow Líquido - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
02 - Enquanto O Mundo Não Vem - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
03 - Kerouac - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
04 - Gift - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
05 - Se Quiser Saber - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
06 - Lafaiete - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
07 - No Tempo Certo - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
08 - Passe - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
09 - Maia-Noite - Cláudio Moreira e Fábio Gruppi
10 - Choosing A Way - Fábio Gruppi e Felipe Prado
11 - Electric Bird - Cláudio Moreira, Felipe Prado e Thiago Viana
12 - Libertas - Cláudio Moreira, Eduardo Drummond e Fábio Gruppi   
Marcadores: Rock, Tempo Plástico
Disponivel  - A musica que vem de Minas


Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures