Simone
Simone Bittencourt de Oliveira
Nascido - 25/12/1949 Salvador, BA
Biografia
Cantora.
Conviveu com a música desde a infância. Seu pai foi cantor
de ópera e sua mãe tocava piano. Mudou-se para São
Paulo aos 16 anos de idade. Nessa cidade começou a jogar
basquete e chegou a fazer parte da seleção brasileira.
Composição
A propósito (com Fernanda Montenegro)
Merecimento (com Abel Silva)
Só se for (com Zélia Duncan)
Vale a pena tentar (com Hermínio Bello de Carvalho)
Viciado em viver (com Abel Silva)
Discografia
(2010) Em boa companhia (Simone) – Biscoito Fino – CD, DVD
(2009) Na veia (Simone) • Biscoito Fino CD
(2008) Amigo é Casa (Simone e Zélia Duncan) • Biscoito Fino
(2005) Ao vivo (Simone) • EMI Music
(2004) Baiana da gema (Simone) • EMI Music
(2002) Feminino (Simone) • Universal Music CD
Shows
É melhor ser. Show de lançamento do CD – Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro (2013)
Em boa companhia. (2009) Canecão, Rio de Janeiro. - Show de lançamento do CD “Na veia”.
Panorama brasileiro. Feira Brasil Export de Bruxelas (Bélgica) e Olympia de Paris (França).
1973. Simone. Turnê nos Estados Unidos e no Canadá.
Pedaços. Canecão (RJ) e turnê pelo Brasil.
Simone. Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
Bibliografia
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música
Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral
Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto
Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora
Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro:
Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
3ª ed. EAS Editora, 2014.
Simone
- Nasceu - 25/12/1949
Simone
Bittencourt de Oliveira, conhecida apenas como Simone, (Salvador, 25 de
dezembro de 1949) é uma cantora brasileira.
Prematura de
oito meses e sétima filha de uma família de nove
irmãos, o pai, Otto, queria que o nome fosse Natalina, mas a
mãe, Letícia, prestes a batizar a filha, mudou o nome
para Simone. Até a adolescência Simone foi jogadora
profissional de basquete e por isso mudou-se para São Paulo aos
dezessete anos, para integrar o time da Seleção
Brasileira de basquete feminino. Estudou na Fefis, em Santos, onde se
formou em Educação Física; foi colega, durante o
curso, do futebolista Pelé.
Convidada pela amiga e
professora de violão, Elodir Barontini, Simone participou de um
jantar na casa do então gerente de marketing da gravadora Odeon,
Moacir Machado, o Môa. Neste encontro, especialmente marcado para
que ela mostrasse a voz, ao final veio o convite para assinar um
contrato, não para um, mas quatro LPs de uma só vez, para
gravadora: Simone fez muito sucesso no teste e foi logo aprovada. O
primeiro, Simone, gravado em outubro de 1972, teve uma
produção de baixo custo e poucos músicos, regidos
pelo maestro José Briamonte. A primeira tiragem foi
distribuída apenas para amigos, parentes e para o meio
artístico; dez anos depois seria relançado com uma capa
diferente. O lançamento ocorreu em 20 de março de 1973
(considerada a data oficial do início da carreira) em São
Paulo e Simone estreou no mesmo dia num programa da TV Bandeirantes. A
participação no programa Mixturação,
(direção/produção de Walter Silva, TV
Record, abril, 1973), também foi aguardada com expectativa e
Simone apontada como um dos nomes mais promissores. O sucesso
começava assim de forma gradual.
Uma esportista que
já conhecia o sucesso nas quadras migrava para os palcos numa
transição fácil, embalada pelo apoio de uma
família de músicos, do pai, que tocava violino e era
cantor de ópera, e da mãe, pianista, de onde vinha o
maior incentivo. Antes de se tornar conhecida do público
brasileiro, participou de uma turnê internacional organizada por
aquele que se tornaria um dos grandes incentivadores, Hermínio
Bello de Carvalho. A excursão internacional incluía no
roteiro o Olympia em Paris, e o Madison Square Garden, em Nova Iorque,
além de Bélgica e Canadá. A turnê foi um
grande sucesso e originou os discos Brasil Export 73 e Festa Brasil --
ambos produzidos por Hermínio Bello de Carvalho, que ainda
produziria os dois álbuns subseqüentes: Quatro paredes e
Gotas d´água; neste último a produção
foi realizada em parceria com Milton Nascimento.
No fim da
década de 1970, mais precisamente em 1977, teve o primeiro
grande momento de sucesso com as canções Começar
de novo, Face a face, Jura Secreta e O que será. Esta
última foi gravada pela primeira vez em 1976 e integrou a trilha
sonora do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto. No ano
seguinte (16 de junho a 15 de setembro de 1978), o nome estava entre os
dos artistas do ambicioso Projeto Pixinguinha, e, ao lado de Sueli
Costa, apresentou-se no Rio de Janeiro, Vitória, Salvador,
Maceió, Recife e Brasília. Um excerto do Projeto comenta
o progresso da carreira: Em 77, além do lançamento do LP
Face a Face e da trilha sonora do filme Dona Flor e seus dois maridos
fez muito sucesso num espetáculo no MAM. No Teatro Clara Nunes,
com direção geral de Hermínio Bello, apresentou-se
em Face a Face. Em cada espetáculo vem se projetando e se
coloca, no momento, entre as melhores cantoras brasileiras. Acabou de
gravar Cigarra, com músicas de Gonzaguinha (Petúnia
Resedá), Fagner e Abel Silva (Sangue e Pudins), Milton
Nascimento e Ronaldo Bastos (Cigarra). (Excerto by Funarte.)
Divisor
de águas na carreira, foi o espetáculo Pedaços (30
de dezembro, 1979, Canecão) gravado ao vivo e lançado em
disco em 1980, sob o título Simone ao vivo (primeiro gravado ao
vivo). Sucesso de público e crítica, Pedaços teve
a primeira apresentação em outubro e foi considerado o
melhor do ano; em termos de público só foi superado pelo
espetáculo anual de Roberto Carlos. Dirigido por Flávio
Rangel, que incluiu a canção Pra não dizer que
não falei das flores no repertório, celebrando a primeira
audição da canção antológica na voz
de Simone e a primeira interpretação engajada da
carreira, e que só não ficou mais conhecida do que a do
próprio compositor Geraldo Vandré. Simone foi a primeira
artista a cantar 'Pra não dizer que não falei das flores'
após a liberação pela censura: Quando eu comecei a
cantar essa música no 'Canecão', todo mundo cantou junto
e foi uma maravilha isso. 'Caminhando' é uma música que
está no inconsciente coletivo das pessoas e que mexe muito, mas
muito mesmo, com muita gente. O despertar de uma postura
artística engajada e com excelente repercussão
acompanharia toda a carreira, sendo enfatizada por
interpretações de sambas como Disputa de Poder e Louvor a
Chico Mendes, além de Maria, Maria, Uma nova mulher, O sal da
Terra, Será e Pão e poesia.
Em matéria
publicada na Revista Veja (março de 1982): Simone Bittencourt de
Oliveira nasceu duas vezes. A primeira, em 1949, num bairro de classe
média de Salvador, na Bahia. A segunda, na noite de 7 de
fevereiro passado, no estádio do Morumbi, em São Paulo,
quando ergueu um coro de 90.000 vozes na apoteose do espetáculo
Canta Brasil, com a canção Caminhando nos lábios e
lágrimas nos olhos. Quando terminou de cantar, era mais uma
estrela no céu. O sucesso lhe rendeu o primeiro disco de ouro e
um especial da Rede Globo, gravado ao vivo no Teatro Globo (2 de
março, 1980). O programa, chamado Simone Bittencourt de
Oliveira, foi o primeiro da série Grandes Nomes. Ainda em 1979
marcou presença no Festival de Música Popular Brasileira,
interpretando Para Lennon & McCartney (de Márcio e Lô
Borges e Fernando Brant).
Desde a década de 60, quando
surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira
(TV Record), até o fim da década de 80, a
televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos
espetáculos transmitidos que apresentavam os novos talentos,
registrando índices recordes de audiência. O especial
Mulher 80 (Rede Globo), foi um destes marcantes momentos da
televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e
musicais cujo tema era a `Mulher´ e a discussão do papel
feminino na sociedade de então abordando esta temática no
contexto da música nacional e da inegável
preponderância das vozes femininas na MPB; com Elis Regina, Maria
Bethânia, Fafá de Belém, Marina Lima, Simone, Rita
Lee, Joanna, Zezé Motta, Gal Costa e as
participações especiais das atrizes Regina Duarte e
Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher. Em
entrevista ao jornal O Pasquim (nº 572, de 13 a 19/06/1980), Elis
Regina fala de Simone: (...). Elis, dessa safra toda, tem alguma que
você destaque? Elis - Gosto muito da Simone. Potencialmente,
vê-se nela a possibilidade de um desabrochar grande. É uma
mulher bonita, seu repertório é muito bom e está
muito bem assessorada pelo Flávio Rangel e pelo Nélson
Ayres.
Aos trinta e dois anos protagonizou um feito
histórico, tornando-se a primeira cantora a lotar sozinha um
estádio, o Maracanãzinho, em 1981. Pioneirismo
evidenciado em outras ocasiões como quando gravou, muito antes
de Paul Simon ou Michael Jackson, com o Grupo Olodum da Bahia; ou
quando, num dos espetáculos, surpreendeu a platéia
levando para o palco uma cama, um ano antes da pop star Madonna chocar
o mundo com a mesma idéia. Em fevereiro de 1982 o
espetáculo Canta Brasil levou ao estádio do Morumbi
quinze a vinte mil pessoas por dia para assisti-la interpretando Milton
Nascimento, Ary Barroso, Chico Buarque, Tom Jobim, Fernando Brant,
Vítor Martins, Paulo César Pinheiro, Hermínio
Bello de Carvalho, Isolda, Sueli Costa e Abel Silva. Em dezembro de
1983 parou a Quinta da Boa Vista onde uma multidão de mais de
150 mil pessoas foram assisti-la na primeira transmissão ao vivo
da história da Rede Globo para um espetáculo de final de
ano. Também em 1983 dedicou o disco Delírios e
delícias a Fernanda Montenegro; a atriz retribuiu a homenagem
com uma dedicatória manuscrita no release do disco Desejos
(1984).
Em 1983 integrou o grupo seleto de intérpretes da
MPB que viajou o país durante dois anos com o projeto O Grande
Circo Místico, um dos maiores e mais completos
espetáculos teatrais, para uma platéia de mais de 200 mil
pessoas. Simone interpretou a canção Meu namorado,
composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo. O espetáculo conta
a história do grande amor entre um aristocrata e uma acrobata e
a saga da família austríaca proprietária do Grande
Circo Knie, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do
século.
Valendo-se ainda do filão engajado da
pós-ditadura e feminismo, cantou, ainda que com uma
participação individual diminuta, no coro da
versão brasileira de We are the world, o hit americano que
juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa.
O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca
nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação
coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca
d´água. Elogiado pela competência das
interpretações individuais, foi no entanto criticado pela
incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas
no coro. Em 1991 gravou um clipe para o programa Fantástico,
idealizado pelo sociólogo Betinho, intitulado Luz do Mundo, para
arrecadar fundos para a reabilitação de menores.
Nos
anos oitenta, que foram marcados pelo reconhecimento de grandes
cantoras na MPB, firmava-se assim como uma recordista de público
e de vendagem: os discos voavam das prateleiras tão logo eram
lançados e o nome Simone despontava como um dos grandes
ícones da indústria fonográfica nacional. Anunciar
os espetáculos num clube, casa noturna, ginásio ou
estádio era garantia de sucesso e casa super lotada. A maior
temporada ocorreu na tradicional casa carioca, Scala II (1986), durante
oito meses seguidos e o maior público já registrado
é de 220 mil pessoas, em uma única
apresentação, ao ar livre.
O sucesso de
público, vendagem, os especiais de TV e o repertório
refinado situaram-na como um dos nomes mais respeitados da fina flor da
MPB; de cantora elitista, passaria, a partir de meados da década
de 80, com a seleção de um repertório muito
popular, pela fase mais obscura da carreira, enfrentando o estigma da
crítica especializada que desmerecia a
interpretação, arranjos e compositores escolhidos -- foi
a chamada fase brega, que marcou os anos 80 pela
exacerbação aos apelos do romantismo. A despeito disso,
manteve-se como grande vendedora de discos e alcançou enorme
popularidade: fosse de quem fosse a composição, o toque
de Midas garantia um sucesso atrás do outro.
Flávio
Rangel, Jorge Fernando, José Possi Neto, Nelson Motta, Ney
Matogrosso e Sandra Pêra são alguns dos nomes que assinam
a direção dos espetáculos. O show Sou Eu ganhou o
prêmio de melhor do ano em 1992 e originou o álbum
homônimo — comemorativo dos vinte anos de carreira, que
trazia regravações dos antigos sucessos entre outras
canções consagradas. Em 1997 apresentou-se na casa de
espetáculos carioca Metropolitan, com Brasil, O Show, dirigido
por José Possi Neto, onde interpretou clássicos do samba
(Paulinho da Viola, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Gonzaguinha, Cazuza, e
outros) entre outras gravações do álbum de
estúdio do ano anterior, Café com leite.
Em maio
de 2006, num pocket show, no cenário intimista da respeitada
casa Bourbon Street, Simone e a banda levaram um repertório
romântico ao público que se encantou com arranjos
originais, em tom jazzístico, apresentado na capital paulista,
no contexto do Projeto Credicard Vozes. Outras recentes
apresentações, no Peru, foi aplaudida de pé por
mais de cinco minutos; em Miami, ao lado do parceiro Ivan Lins, obteve
reconhecimento da crítica que considerou a
apresentação uma das melhores dos últimos anos na
Flórida.
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