Roger Bastos

Videos - Roger Bastos

International
Shops

search for music by Roger Bastos at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Roger Bastos

pesquisa  Roger Bastos

DVDs

Roger BastosRoger Bastos -  Nasceu


Roger Bastos – Travessia de Cegos (2009)

O CD nasceu da vontade do compositor registrar algumas das canções que vem compondo ao longo dos últimos sete anos. A diversidade rítmica que percorre ao longo das doze faixas, evidencia um trabalho em prol da canção. O importante é deixar que a canção surja naturalmente, seja baião, samba, frevo, bossa ou até mesmo uma balada pop.

O mote do trabalho é, sem dúvida a primeira faixa, o samba “A Outra Rita”, composta em homenagem a outro samba “A Rita”, de Chico Buarque. A produção dessa faixa, em conjunto com o DJ Roger Moore inspirou o processo de criação das outras, a partir da utilização das ferramentas eletrônicas ao lado do violão e da voz do compositor. O trabalho de adequar a canção pura a um formato instrumental construído por softwares musicais é que talvez traga a unidade à obra, a despeito de sua diversidade sonora.

Neste trabalho o compositor reuniu peças antigas como a faixa título “Travessia de Cegos”, composta em 1993, a outras bem recentes, como “Grão da Paixão”, composta já na fase de gravação do CD, ambas em parceria com o poeta e letrista Anízio Vianna, com quem já havia lançado em 2002 o CD Óvni Estrela.

Em algumas canções o músico Roger Bastos aventura-se a compor também as letras, como no caso do samba já citado “ A Outra Rita”, ou nas new bossas “Frenética” e “Duvideodó”, mas ressalta que gosta mesmo é das parcerias, do desafio de compartilhar, como em “When I Think of You”, uma espécie de bossa-jazz em parceria com o professor e letrista Alan Valente.

Caso curioso é a música “Maracujá”, criada a partir de uma letra de Gilberto Gil. No livro “Todas as Letras”, organizado por Carlos Rennó, o compositor baiano escreve sobre essa canção, cuja música havia sido perdida, restando apenas a letra meio concretista:

                                                                 Mara
Maracu
  Maracujá
            Maracujá agora
                            Maracujá a qualquer hora
                                Maracujá em qualquer lugar

Então, meio que de brincadeira, Roger resolveu “vestir” a letra com uma nova música, e gostou tanto do resultado que acabou gravando, achou que ficou ironicamente muito parecida com as coisas do próprio Gil. No You Tube é possível vê-lo cantando a canção.
O CD fecha com um samba de Noel Rosa “Coisas Nossas”, e outra vez a ironia entra em campo, quando o compositor atualiza, com versos novos, a crítica social feita pelo gênio de Vila Isabel. Por fim, o autor diz: sou essencialmente compositor, canto por necessidade de mostrar o trabalho produzido, adoraria ouvir minhas canções na voz de muitas cantoras que estão por aí.



Faixas:
01 – A Outra Rita – Roger Bastos
02 – Samambaia – Roger Bastos e Anízio Vianna
03 – Grão da Paixão – Roger Bastos e Anízio Vianna
04 – Perfeito Pro Samba – Roger Bastos e Alan Valente
05 – Maracujá – Roger Bastos e Gilberto Gil
06 – O Olho de Arafata Brilhava – Roger Bastos e Anízio Vianna
07 – Frenética – Roger Bastos
08 – Musa Muita – Roger Bastos e Anízio Vianna
09 – Duvideodó – Roger Bastos
10 – When I Think of You – Roger Bastos e Alan Valente
11 – Travessia de Cegos – Roger Bastos e Anizio Vianna
12 – Coisas Nossas – Noel Rosa    

  
Marcadores: MPB, Roger Bastos
Disponivel  - A musica que vem de Minas


Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures