Nivaldo Ornelas

Videos - Nivaldo Ornelas

International
Shops

search for music by Nivaldo Ornelas at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Nivaldo Ornelas

pesquisa  Nivaldo Ornelas

DVDs

Nivaldo Ornelas

Nivaldo Lima Ornelas
Nascido - 22/4/1941 Belo Horizonte, MG
Biografia

Instrumentista (saxofonista e flautista). Compositor. Arranjador.

Nasceu em uma família de músicos, cantores e artistas. Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, com o professor Lindolfo Caetano (acordeon), ingressando, em seguida, na Escola de Formação Musical de Belo Horizonte, onde estudou com Ney Parrella (teoria, solfejo e clarinete), e na escola remdad -->
Composição
12 de outubro
Alto das Mangabeiras
Antílope
Ar
Araújo Pena, quinze
Arqueiro do rei
Discografia
([S/D]) Montreux Live. Hermeto Pascoal • Warner
([S/D]) Dança das Cabeças. Egberto Gismonti • EMI
([S/D]) Palhaço. Egberto Gismonti • EMI
([S/D]) Circence. Egberto Gismonti • EMI
([S/D]) Corações Futuristas. Egberto Gismonti • EMI
([S/D]) Trem Caipira. Egberto Gismonti • EMI
Shows
“Brasil-Holanda”. (2016.) Sala Cecília Meireles, RJ
Bibliografia
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
Nivaldo OrnelasNivaldo Ornelas -  Nasceu


Nivaldo Ornelas - Discografia

  (Nivaldo Lima Ornelas)

Nivaldo Ornelas – Jazz Mineiro Orquestra (2012)

Jazz mineiro orquestra é o mais novo trabalho do músico Nivaldo Ornelas, no qual o músico reuniu 43 instrumentistas de várias gerações das Gerais.
 “Conseguimos fazer um panorama da cena instrumental mineira atual. É uma verdadeira banda e um bando de músicos dedicados ao repertório e à cultura popular do Estado. É um jazz sim, mas com o nosso conceito. Tenho certeza de que vai ser uma festa muito bonita, porque reflete o momento esfuziante da música mineira”, ressalta Nivaldo.
Entre os convidados do projeto estão Cléber Alves, Juarez Moreira, Beto Lopes, André “Limão” Queiroz, Esdra “Neném” Ferreira, Paulo Braga, Kiko Mitre, Serginho Silva, Magno Alexandre, André Dequech, Célio Balona.
E há também a participação de Paula Santoro e Cid Ornelas, irmão de Nivaldo, nos vocais. O CD tem 10 faixas, a maioria inéditas. Uma delas, inclusive, Júbilo, estava esquecida por anos na estante de Nivaldo Ornelas.


Faixas:
01 – Romancello – Nivaldo Ornelas
02 – Certas Nuances – Nivaldo Ornelas
03 – Choratta Quatuor – Nivaldo Ornelas
04 – Júbilo – Nivaldo Ornelas
05 – Renascença – Nivaldo Ornelas
06 – Uma Menina Que É Uma Flor – Nivaldo Ornelas
07 – Sax Explícito – Nivaldo Ornelas
08 – Eterna Amizade – Cléber Alves e Nivaldo Ornelas
09 – Sete de Azul e Ouro – Nivaldo Ornelas
10 – Salve Rainha – Nivaldo Ornelas

Nivaldo Ornelas – Ao Vivo (2011)

 
Ao bancar o próprio trabalho, o artista independente acaba pagando um preço às vezes caro por tudo que produz. Que o diga Nivaldo Ornelas, que está lançando seu primeiro DVD quatro anos depois da gravação, ao vivo, do show no projeto Rio Jazz Instrumental, no Teatro Caixa Cultural, do Rio de Janeiro. “Como sou meu próprio mecenas e DVD é um produto muito caro, acabei me bancando”, explica o saxofonista, cujo reconhecido talento acabou garantindo o patrocínio de algumas empresas para o projeto.

Na opinião de Nivaldo, o DVD é uma mídia fantástica para a divulgação da música instrumental. “Hoje, as pessoas preferem o DVD ao CD”, constata, salientando o fato de as pessoas também estarem baixando tudo via internet. Com repertório montado em função dos convidados, Nivaldo Ornelas – Ao vivo surpreende pela adesão do saxofonista ao samba. “Sou um mineiraço”, posiciona-se, sem desprezar o samba de origem baiana, que acabou encontrando terreno fértil em terras cariocas.

O filho Mayo, de 37 anos, segundo admite, pode até ser considerado um sambista, ainda que a música não seja seu objeto de trabalho. Profissionalmente, o cavaquinista é desenhista e trabalha com publicidade.

De sua autoria, inéditas, Nivaldo gravou as faixas Tijuca, Sob controle (originalmente feita para o festival Estação Viçosa, da Zona da Mata) e Dina, cadê você?. Entre as releituras não poderia faltar um clássico do samba: A flor e o espinho, de Alcides Caminha, Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho.

Mas também há um clássico da Broadway, You go to my head, de Gillespie, Haven, Coots e J. Fred, enquanto o Samba de Orfeu, de Luiz Bonfá e Antonio Maria, vem da trilha do filme Orfeu negro, do diretor Marcel Camus, inspirado em peça de Vinicius de Moraes com música de Tom Jobim.

O lançamento anterior de Nivaldo Ornelas foi Fogo e Ouro, disco de repertório autoral, inédito. Com cerca de 16 trabalhos lançados, o saxofonista também gravou outros em parceria com Juarez Moreira, Ricardo Leão e Márcio Rezende. Criado em família musical, já na infância Nivaldo integrava o grupo de seresta dos pais Revivendo o Passado, mais tarde rebatizado Revendo o Passado. Aos 11 anos, foi estudar música na escola, e aos 15 já tocava em festinhas. Integrado aos famosos conjuntos de Célio Balona e Gilberto Santana, em 1971 ele acabaria se mudando para o Rio de Janeiro.
*por Ailton Magioli - EM Cultura



Faixas
01 - Tijuca - Nivaldo Ornelas   
02 - Sob Controle - Nivaldo Ornelas   
03 - Dina, cadê você? - Nivaldo Ornelas   
04 - A Flor e o Espinho - A. Caminha , G. Brito e N. Cavaquinho       
05 - You Go To My Head - Gillespie, Haven, Cotts e J. Fred   
06 - Roque Novo - Nivaldo Ornelas       
07 - Samba de Orfeu - Luiz Bonfá e Antônio Maria      

Nivaldo Ornelas - Fogo e Ouro (2009)

O CD “Fogo e Ouro”, lançado em 2009 pelo selo “SESC - Amigos do Tom”, retrata a alquimia, a mágica de transformar metal simples em ouro. Representar esse tema num painel sonoro foi o grande desafio do saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.

Além da faixa que dá nome ao CD, a música “Nova Lima Inglesa” traça o perfil sonoro da cidade de Nova Lima, em Minas Gerias, sede da mina Morro Velho (Anglo Gold), que foi colonizada pelos ingleses. Lá, Ornelas encontrou toda a atmosfera para este trabalho.

O CD conta com as participações de Helvius Vilela(piano), Cid Ornellas(vocal), André Dequech(teclados), Juarez Moreira(violão e guitarra), Neném(bateria), Cláudio Infante(bateria), Kiko Mitre(baixo elétrico), Delia Fischer(piano), Carla Villar, Ricardo Leão(piano acústico, teclados), Paulinho Soledade, Luis Brasil(violão acústico), Marcelo Camargo Mariano(baixo),Cleber Alves e Sérgio Silva(percussão), entre outros.

Nos últimos anos, Nivaldo atuou como solista com a Rio Jazz Orchestra, a Orquestra de Jazz de Curitiba, e atuou e gravou com a UFRJazz Ensemble. Foi convidado do Projeto Circular Brasil, da Série MPB & Jazz, e coordenou o Rio Jazz Instrumental no Teatro da Caixa Econômica. Em 2009, as atenções estarão voltadas para o lançamento do Cd "Fogo e Ouro".



Faixas
01 - Nova Lima Inglesa – Nivaldo Ornelas
02 - Rua Java – Helvius Vilela
03 - Maracajú – Nivaldo Ornelas
04 - Dáreia – Nivaldo Ornelas
05 - Rua Genebra – Nivaldo Ornelas
06 - Rua Zurique – Nivaldo Ornelas
07 - Fogo e Ouro – Nivaldo Ornelas
08 - Preludir – nivaldo Ornelas
09 - Diminuto – Helvius Vilela
10 - Invenção No 1 – J.S.Bach
11 - Barra-Ponto – Nivaldo Ornelas

Nivaldo Ornelas - À Tarde (2007)

Em 1982, Nivaldo lançou na França seu segundo LP, “À TARDE”. Este trabalho permaneceu inédito no Brasil, mas no ano seguinte ele aproveitou algumas faixas deste álbum, gravou material novo e lançou o LP “Viagem Através de um Sonho”, sucesso de crítica e vencedor do Troféu Chiquinha Gonzaga.

Esta edição especial em CD reúne a íntegra de ambos os LPs, mais duas faixas bônus.



Faixas
01 - Nova Suissa, Sábado a Noite – Nivaldo Ornelas
02 - Cactus – Nivaldo Ornelas
03 - Viagem Através de um Sonho I – Nivaldo Ornelas
04 - Amanhecendo – Nivaldo Ornelas e Marcos Resende
05 - Lascívia – Nivaldo Ornelas
06 - Los Angeles – Nivaldo Ornelas
07 - Viagem Através de um Sonho II – Nivaldo Ornelas
08 - Entardecer – Joseph Engel
09 - Variações Sobre Sorriso de uma Criança – Nivaldo Ornelas
10 - João Rosa – Nivaldo Ornelas e Murilo Antunes
11 - Antílope – Nivaldo Ornelas
12 - Trem Carioca – Nivaldo Ornelas
13 - Oh Vó! – Nivaldo Ornelas
14 - Dois Mosteiros – Oswaldo Corrêa
15 - Dois Engenhos – Nivaldo Ornelas e Oswaldo Corrêa
16 - Da Minha Janela – Marcos Resende
17 - Viagem Através de um Sonho II ( intro original) – Nivaldo Ornelas

Nivaldo Ornelas - Viagem em Direção ao Oco do Toco (2005)

Viagem em direção ao oco do toco é o resultado de um trabalho que começou há muito tempo, no início da minha carreira. Muito mais que musical, é um trabalho conceitual. É como um pintor, que não pinta paisagens, mas o seu próprio interior, o momento em que está vivendo.

No nosso caso, eu e André fizemos música como se estivéssemos conversando - nada prévio, nada ensaiado, improviso puro. Eu, particularmente, acredito que os músicos em geral, num futuro muito próximo, vão retomar este caminho. Como disse, no início da carreira eu e meus amigos já tentávamos fazer este tipo de som. É claro que tecnicamente não era muito bom, mas o conceito era! O Quarteto Contemporâneo não gravou nenhum disco, mas lançou sementes que deram muitos frutos.

No meu caso específico, ele me levou direto ao grupo do Hermeto Pascoal (Montreux/1979) e, em seguida, à Academia de Danças de Egberto Gismonti. Ambos procuravam esta forma de tocar e acabaram encontrando com muito sucesso.

André Dequech é descendente direto de uma linha de pianistas mineiros com uma harmonia muito sofisticada. Esta geração começou com o Jairo Moura, pianista do Quarteto Contemporâneo, e influenciou a todos nós. André tem o toque refinado, a concepção e a audácia dos artistas inovadores. André não quer ser, ele é! Nosso trabalho começou nos anos 80 e se solidificou nos tempos em que abríamos os concertos do Toninho Horta, onde, aliás, ele é o pianista titular.
Bom, é isso aí! Espero que gostem do nosso trabalho.
*Nivaldo Ornelas



Faixas
01 - Conversa Inicial – Nivaldo Ornelas e André Dequech
02 - Uma Opinião – Nivaldo Ornelas
03 - Contando uma História – Nivaldo Ornelas e André Dequech
04 - Viagem em Direção ao Oco do Toco – Nivaldo Ornelas e André Dequech
05 - Barra-Ponto – Nivaldo Ornelas e André Dequech
06 - Uma Ponderação – Nivaldo Ornelas
07 - Viagem em Direção ao Sol – Nivaldo Ornelas e André Dequech
08 - Variações sobre Yankee Doodle Dandy – adaptação e arranjos Nivaldo Ornelas
09 - Uma outra Opinião – Nivaldo Ornelas
10 - Suíte Brasília – Renato Vasconcelos
11 - Outra Consideração a Respeito – Nivaldo Ornelas
12 - Para Fechar o Assunto – Nivaldo Ornelas e André Dequech


Portal dos anjos (1978) PolyGram LP
Viagem através de um sonho (1981) Independente LP
À tarde (1982) Syracuse/França LP
Som e Fantasia (1984) Ariola LP
Som e Fantasia (1986) PolyGram LP
Concerto Planeta Terra (1989) IBM LP
Colheita do trigo (1990) Chorus LP
Instrumental no CCBB (1993) CD
Projeto Brasil Música (1993) Tom Brasil CD
Projeto Brasil Música II (1994) Tom Brasil CD
As canções de Milton Nascimento (1995) Vison CD
Projeto Brasil Música III (1995) Tom Brasil CD
Aquarelas-A música de Ary Barroso (1997) Independente CD
Arredores (1998) Independente CD
Projeto Brasil Música IV (1999) Tom Brasil CD
Nivaldo Ornelas, ao vivo (1999) Reciclagem (Tetra Pak) CD


Participação:
Montreux Live. Hermeto Pascoal [S/D] Warner
Dança das Cabeças. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Palhaço. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Circence. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Corações Futuristas. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Trem Caipira. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Tributo a Villa-Lobos. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Pantanal. Egberto Gismonti [S/D] EMI
Clube da Esquina. Milton Nascimento [S/D] EMI
Milagre dos Peixes ao vivo. Milton Nascimento [S/D] EMI
Milagre dos Peixes. Milton Nascimento [S/D] EMI
Minas. Milton Nascimento [S/D] EMI
Anima. Milton Nascimento [S/D] Ariola
Minas. Milton Nascimento [S/D] EMI
Milton in Europe. Milton Nascimento [S/D] Ariola
Txai. Milton Nascimento [S/D] Sony
Planeta Blue na Estrada do Sol. Wagner Tiso [S/D] Sony
Nascimento [S/D] Milton Nascimento
Igreja Majestosa. Wagner Tiso [S/D] EMI
Arraial das Candongas. Wagner Tiso [S/D] Ariola
Preto e Branco. Wagner Tiso [S/D] PolyGram
Acústico. Wagner Tiso [S/D] PolyGram
Terra dos Pássaros. Toninho Horta [S/D] EMI
Orquestra Fantasma. Toninho Horta [S/D] EMI
Toninho Horta (vol.III) [S/D]
Trilhos. Túlio Mourão [S/D] PolyGram
Jasmineiro. Túlio Mourão [S/D] Ariola
Teia de renda. Túlio Mourão [S/D] Vison
Carioca. Túlio Mourão [S/D] Caju Music
Cantando. Túlio Mourão [S/D] Velas
Fina Estampa. Caetano Veloso [S/D] PolyGram
Esquinas. João Bosco [S/D]
Gal Costa [S/D]

Participações em lançamentos internacionais.
Touch me. Flora Purim e Airto Moreira (1980) Los Angeles, EUA
Música Brasileira. Sarah Vaughan (1986) RCA

Nivaldo Ornelas - Composições

  (Nivaldo Lima Ornelas)



12 de outubro
Alto das Mangabeiras
Antílope
Ar
Araújo Pena, quinze
Arqueiro do rei
Arredores
As Minas de Morro Velho (Nivaldo Ornelas / Cid Ornelas)
Bom pastor (A mais bela canção)
Bonde amarelo
Cactus
Celeste império
Cello romanceado
Cidadela (Nivaldo Ornelas / Jairo Lara)
Colheita do trigo (Nivaldo Ornelas / André Dequech)
Contrição
Dois engenhos (Nivaldo Ornelas / Osvaldo Corrêa)
Estrada real
Eu amo Goiânia
Folia do Jatobá
Jardim América
Lascívia
Los Angeles
Mônica
Ninfas
Nova Granada
Nova Lima inglesa
Nova Suissa, sábado à tarde
O que há de mais sagrado
Óh-vó
Ponte
Portal dos anjos (Nivaldo Ornelas / Roberto Fabel)
Querubins e Serafins
Recordações da infância
Rock novo
Rua Genebra
São Domingos do Congado
Sentimentos não revelados
Solo majestoso
Sorriso de criança
Sorrisos de uma criança
Trem carioca
Viagem através de um sonho



Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures