Milton Nascimento

Videos - Milton Nascimento

International
Shops

search for music by Milton Nascimento at amazon

search for rare music in our shop


search for rare music at Music Stack

Links:
Milton Nascimento

pesquisa  Milton Nascimento

DVDs
Search-Busca

Milton Nascimento

Milton Nascimento
Nascido - 26/10/1942 Rio de Janeiro, RJ
Ver tambem: Clube da Esquina
Biografia

Compositor. Instrumentista. Cantor.

Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se com sua família, com um ano e meio de idade, para a cidade de Três Pontas(MG), onde foi criado. Aos quatro anos, recebeu de presente uma sanfoninha de dois baixos, seu primeiro instrumento musical. Em 1955, atuando como crooner, fez parte de um conjunto de baile, do qual participava, também, o mineiro remdad -->
Composição
A barca dos amantes (com Sérgio Godinho)
A chamada
A feminina voz do canto (com Fernando Brant)
A lágrima e o rio (com Wilson Lopes e Ricardo Nazar)
A louca
A primeira estrela (com Túlio Mourão e Tavinho Moura)
Discografia
(2015) “Tamarear”. • MPB Discos CD
(2013) Uma travessia – 50 anos de carreira ao vivo (Milton Nascimento) – Universal Music – CD duplo e DVD
(2010) E a gente sonhando (Milton Nascimento) – EMI Music - CD
(2008) Novas bossas • Nascimento Música/EMI CD
(2004) A sede do peixe • Nascimento/EMI Music DVD
(2003) Pietá • WEA CD
Shows
Milton Nascimento – Vivo Rio, Rio de Janeiro (2013)
Mariza e Milton. Show de abertura do Ano de Portugal no Brasil – Theatro Municipal, Rio de Janeiro (2012)
50 anos de voz nas estradas – Vivo Rio, Rio de Janeiro (2012)
Milton Nascimento e Esperanza Spalding. Rock in Rio - Rio de Janeiro. (2011)
Milton Nascimento, Novelli, Danilo Caymmi e outros. Teatro Casa Grande. Rio de Janeiro.
Travessia. Rui Bar Bossa. Rio de Janeiro..
Bibliografia
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009, 2ª ed. Esteio Editora, 2011.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. 2ª ed. Idem, 2013.
Milton NascimentoMilton Nascimento -  Nasceu26/10/1942

Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores da MPB. Conhecido também pelo apelido de Bituca.

Nascido no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. Seu pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos de idade e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade. Sobre sua família, disse:

Gravou a primeira canção, Barulho de trem, em 1962. Em Três Pontas, integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.

Clube da Esquina

Na pensão aonde foi morar na capital, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Foi num desses "bares em troca de pão" e escondidos do Juizado de menores que, ao lado dos irmãos, Borges formou, em1969, o importante conjunto musical Clube da Esquina, meca da MPB da década de 70. Dos encontros no bar da esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgiram os acordes e letras de canções como Cravo e Canela, Alunar, Para Lennon e McCartney, Trem azul, Nada será como antes, Estrelas, São Vicente e Cais. Aos meninos fãs do The Beatles e do The Platters vieram juntar-se Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Vermelho, Toninho Horta. Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da esquina, que era duplo e apresentava um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética. O Clube da esquina escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora.

Quando de seu lançamento, a crítica especializada não teve a capacidade de entender o que estava acontecendo e fez comentários severos a respeito da obra. Pouco tempo depois o disco teve reconhecimento internacional e ganhou o prestígio merecido aqui no Brasil também. O álbum virou disco de cabeceira de músicos no mundo inteiro, tornando-se referência estilística e estética da música contemporânea, e levou Milton Nascimento a ser convidado por Wayne Shorter a gravar um disco com ele, em 1975. O disco chamava-se Native Dancer e serviu para projetar Milton de uma vez por todas no mercado americano.


Milton transcendeu o anonimato como cantor gravando um LP no Rio de Janeiro em 1966. No mesmo ano, a composição Canção do Sal foi gravada por uma cantora até então desconhecida, Elis Regina. A convite do músico Eumir Deodato, gravou um LP nos Estados Unidos (Courage), onde se destacam Catavento e uma versão de Travessia chamada Bridges. Em 1970 realiza temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo com o conjunto Som Imaginário, destacando-se desse período Para Lennon e McCartney (1970, com Fernando Brant, Márcio Borges e Lo Borges) e Clube da Esquina. No disco Sentinela (1980), foi um grande sucesso a composição Canção da América. No ano seguinte, estourou a canção Caçador de Mim. Também participou e compôs a trilha sonora de filmes como Os Deuses e Os Mortos (1969, direção de Ruy Guerra), e Fitzcarraldo (1981, direção de Werner Herzog).

Entre outros sucessos, destacam-se Maria, Maria (1978, com Fernando Brant), e a interpretação de Coração de Estudante (Wagner Tiso), que se tornou o hino das Diretas Já (movimento sócio-político de reivindicação por eleições diretas, 1984) e dos funerais de Tancredo Neves (1985). Posteriormente, a Canção da América, que versa sobre a Amizade, foi o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna (1994).

O Grande Circo Místico

Em 1983 integrou o grupo seleto de intérpretes da MPB que viajaram o país apresentando O Grande Circo Místico, um dos maiores e mais completos espetáculos teatrais já apresentados, para uma platéia de mais de 200 mil pessoas. Milton interpretou a canção Beatriz, composta pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo.

Nordeste já

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, participou do coro de 155 vozes que cantou uma versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985) abraçou a causa da seca nordestina e, numa criação coletiva, surgiu o compacto com as canções Chega de mágoa e Seca d'água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi, no entanto, criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. O carisma pessoal e o gênio musical fazem-no ter o talento apreciado por muitos no mundo inteiro. Sua voz é considerada uma das maiores de todos os tempos na MPB.   



CD selecões - Novo lançamentos - Extras - Abrir 'insert' em proprio janela

Discografia, Videos & Livros

Clique aqui por Novo lançamentos e CDs mais vendidos

Milton Nascimento – SongBook (2015)



Songbook mais que aguardado pela legião de fãs em seus mais de 50 anos de carreira!

280 páginas contendo 53 partituras, cifras, e os desenhos e diagramas dos incríveis acordes!
Além de um resumo de sua obra, estão neste livro textos de seus parceiros e amigos, onde sua história vai sendo contada informal e poeticamente, em palavras que resumem sua trajetória, sempre ilustrada com fotos emocionantes e históricas.

Discografia
Milton Nascimento   
PIETÁ (2003)  - CD

1.  A feminina voz do cantor (Milton Nascimento - Fernando Brant)
2.  Casa aberta (Chico Amaral - Flávio Henrique) Participação: Marina Machado
3.  Beleza e canção (Milton Nascimento - Fernando Brant) Participação: Simone Guimarães
4.  Tristesse (Telo Borges - Milton Nascimento) Participação: Maria Rita
5.  Quem sabe isso quer dizer amor (Márcio Borges - Lô Borges)
6.  Imagem e semelhança (Kiko Continentino - Milton Nascimento - Bena Lobo) Participação: Marina Machado
7.  A lágrima e o rio (Wilson Lopes - Milton Nascimento - Ricardo Nazar)
8.  Voa bicho (Telo Borges - Márcio Borges) Participação: Maria Rita
9.  Outro lugar (Elder Costa)
10. Às vezes Deus exagera (Bruno Nunes)
11. Cantaloupe Island (Herbie Hancock)
12. Pietá (Chico Amaral - Milton Nascimento) Participação: Marina Machado
13. Beira-mar novo (Folclore do Vale do Jequitinhonha) Participação: Ponto de Partida / Meninos de Araçuaí
14. Meninos de Araçuaí (Telo Borges - Milton Nascimento)
15. Boa noite (Chico Amaral - Milton Nascimento) Participação: Simone Guimarães
16. Vozes do vento (Kiko Continentino - Milton Nascimento) Participação: Simone Guimarães / Marina Machado / Maria Rita
 

 


Milton Nascimento   
 

 


 
 


Milton Nascimento   
 

 


 
 

Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


 
 


TXAI (1990)  - CD
 
 

 
 


YAUARETÊ (1987)  - CD/Vinil
 
 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
ÂNIMA (1982)  - CD/Vinil
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
SENTINELA (1980)  - CD/Vinil
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
GERAES (1976)  - CD/Vinil
 

 


  
MILTON (1976)  - CD/Vinil
 

 


 
 


Milton Nascimento   
MINAS (1975)  - CD/Vinil
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
MILTON (1970)  - CD/Vinil
 

 


Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
COURAGE (1968)  - CD/Vinil
 

 


 
 


Milton Nascimento   
 

 


 Part: Autor
Milton Nascimento   
 

 


 Extras
 
 


 
 


 
 


 
 


 Compilações
PERFORMANCE - MILTON NASCIMENTO (1990)  - CD
1.  Travessia (Milton Nascimento - Fernando Brant)
2.  Calix Bento (e Tavinho Moura)
3.  Cais (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos)
4.  San Vicente (Milton Nascimento - Fernando Brant)
5.  Sentinela (Milton Nascimento - Fernando Brant)
6.  Para Lennon e McCartney (Márcio Borges - Lô Borges - Fernando Brant)
7.  Nada será como antes (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Participação: Beto Guedes
8.  Beco do Mota (Milton Nascimento - Fernando Brant)
9.  Milagre dos peixes (Milton Nascimento - Fernando Brant)
10. Beijo partido (Toninho Horta)
11. Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Participação: Beto Guedes
12. Ponta de areia (Milton Nascimento - Fernando Brant)
13. Saudade dos aviões da Panair [Conversando no bar] (Milton Nascimento - Fernando Brant)Mus. Inc. "Paula e Bebeto" (Caetano Veloso-Milton Nascimento)
14. Paula e Bebeto (Caetano Veloso - Milton Nascimento)
15. O que será [A flor da pele] (Chico Buarque) Participação: Chico Buarque
16. Maria Maria (Milton Nascimento - Fernando Brant)
 
 

 
 


 Participações
Milton Nascimento   
 

 


Milton Nascimento   
 

 


 
 


Milton Nascimento   
 

 


 
 



 Participações especias




Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures