Em 2016, a artista lançou em Belo Horizonte o seu primeiro álbum. Denominado “POENTE e outras paisagens”, o disco traz 12 faixas autorais compostas pela cantora e também parcerias com outras compositoras mineiras. Suas composições falam sobre a mulher negra, espiritualidade, liberdade e amor ao ritmo da nova MPB.
Em 2017, a cantautora lançou com grande repercussão seu primeiro vídeo clipe da música "Insubmissa" e depois seguiu em Turnê, passando por cidades de Portugal, São Paulo e Minas Gerais.
Em seu trabalho autoral, a artista destaca a enunciação da mulher, sobretudo a mulher negra, e leva poesia, versatilidade, identidade e teatralidade para o palco. Com uma sonoridade que mescla a nova MPB e as influências do tambor afro mineiro, Maíra segue sem estar engessada a um gênero apenas e brinca com a poesia, o blues, o jazz e o samba com um estilo singular, leve e marcante. Maíra Baldaia, que tem se destacado com seu trabalho na cena musical, é considerada uma das representantes da nova safra de bons cantores e compositores mineiros.
Faixas:
01 – De Chegada em Canto – Poema de Maíra Baldaia + Saudação Banto Angola
02 – Ensaio Sobre o Amanhecer - Maíra Baldaia
03 – Pra Ieiê - Maíra Baldaia e Verônica Zanella
04 – Espelho D´água - Maíra Baldaia
05 – Valsa para Maria - Maíra Baldaia e Verônica Zanella
06 – Pororoca - Maíra Baldaia
07 – Insubmissa - Maíra Baldaia e Talita Barreto
08 – Poente - Maíra Baldaia e Verônica Zanella
09 – Só por Um Instante - Maíra Baldaia
10 – Lua Azul - Maíra Baldaia
11 – Negra Rima - Maíra Baldaia e Elisa de Sena
12 – Axé – Maíra Baldaia, Nath Rodrigues e Eneida Baraúna