Kristoff Silva

Videos - Kristoff Silva

International
Shops

search for music by Kristoff Silva at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Kristoff Silva

pesquisa  Kristoff Silva

DVDs
Kristoff SilvaKristoff Silva -  Nasceu


Kristoff Silva

Kristoff Silva
Nascido - Belo Horizonte, MG

Biografia

Cantor. Compositor. Violonista.

Composição

  • A chamar (com Luiz Tatit)
  • A letra (com Luiz Tatit)
  • Alma, riso(com Luiz Tatit)
  • Durantes (com Mauro Aguiar) Inédita
  • Em pé no porto (com Makely Ka)
  • Estação final
  • Discografia

  • (2008) Em pé no porto • Independente CD
  • (2005) ABC da MPB (com Déa Trancoso, Lígia Jacques, Henrique Santana e Jorge Fernando dos Santos) • Paulus Editora - CD encarte do livro homônimo CD
  • Kristoff Silva – Deriva (2013)

    Foram duas sessões, cada uma com cerca de 50 pessoas, sentadas em filas, como se fosse num cinema. Em frente a elas, entretanto, nada de tela, palco ou artistas. Apenas uma mesa sobre a qual foram colocadas caixas de som ligadas a laptop contendo as 11 faixas de 'Deriva', novo disco do cantor e compositor Kristoff Silva. Ele apertou o play e todos ali “assistiram” ao álbum como se fosse um espetáculo, da primeira à última faixa, durante seus 50 minutos. Foi num sábado à noite há pouco mais de uma semana, no Teatro Espanca!, Centro de Belo Horizonte.

    Na plateia dessa inusitada estreia (ou audição, como prefere Kristoff) estavam não apenas amigos e do artista e gente do meio musical. “Uns 30% ou 40% eram desconhecidos. Achei ótimo”, conta. Todos foram convidados antecipadamente por ele pelo Facebook, sendo que nos três dias anteriores ao evento o convite se tornou visível para qualquer usuário da rede social. O compositor deu boa noite e limitou-se a falar não mais que cinco minutos sobre o disco, deixando que cada um tirasse as próprias conclusões.

    “Quando a gente produz, os cuidados para se chegar a um resultado são apontados para uma escuta que, atualmente, não é favorecida. Ouve-se só um pedaço da música ou no laptop ou enquanto se conversa com as pessoas. No caso de qualquer filme, por exemplo, pressupõe-se que será visto em condições ideais. Isso é o que gostaria não só para o meu disco, mas para muito do que se produz em Minas Gerais”, justifica Kristoff.

    A repercussão, conta ele, está acontecendo, mas de forma mais tímida do que se tivesse optado por um lançamento tradicional, com show, assessoria de imprensa e propaganda. Ele não sabe quando poderá fazer show para mostrar como 'Deriva' funciona no palco, mas está certo de que repetirá essa experiência de audição (aberta ao público) em breve. Primeiro em Belo Horizonte (este mês na Fundação de Educação Artística), depois em São Paulo e, talvez, Rio de Janeiro. O aluguel do espaço, afirma, foi pago com a venda de CDs naquela noite.

    Não que os shows tenham se tornado secundários em sua carreira. “Percebi que é possível fazer essas audições independentemente. Não tenho o compromisso de fazer isso ao vivo. O disco é uma obra fechada”, explica. O significado de sua opção, acredita, é maior: “Foi muito bom, pois recuperou-se ali um rito talvez muito comum em outras épocas. Gente vivenciando de forma coletiva o prazer com a música popular. Nos concertos eruditos é comum permanecermos uma hora em silêncio, sorvendo o que é tocado. Na música popular, não”.

    Gerações A curiosidade em torno da audição, no entanto, não ofusca a alta qualidade do trabalho, que corresponde à expectativa criada desde 'Em pé no porto' (2007), seu relevante disco de estreia. As 11 novas canções o mantêm entre os nomes de ponta de sua geração, também conhecida como “geração Reciclo Geral”, todos em torno dos 40 anos. Poderia ser uma indigesta salada de programações eletrônicas, instrumentos reunidos em arranjos nada óbvios e letras de vários autores, mas o resultado impressiona pela coerência estética e pelo talento e cuidado com que cada palavra e nota são colocadas.

    “Não é porque sou professor de teoria musical que tudo isso que estou fazendo é algo semierudito. Minhas influências são populares e, nesse disco, estrangeiras. Dirty Projectors, Grizzly Bear, Prince”, afirma Kristoff. A direção de 'Deriva' é dele e a produção musical compartilhada com Pedro Durães. Este é também responsável pela maior parte das programações eletrônicas e integra o núcleo principal do trabalho ao lado de Rafael Martini (piano), Pedro Trigo Santana (baixos acústico e elétrico) e Antônio Loureiro (bateria e vibrafone). Todos colocando a precisão a serviço da intenção.

    “Sempre foi meu desejo amalgamar sons acústicos e eletrônicos. Passei por isso ao gravar com Makely Ka e Pablo Castro o disco 'A outra cidade', quando o Lucas Miranda descortinou as programações eletrônicas para mim. Havia me formado em violão clássico e fui perceber que o grau de acuidade e zelo ao usá-las pode exigir até mais de mim. São sempre a parte mais demorada, e não estou falando de loop”, explica o artista.

    Outro ponto que chama a atenção: em suas interpretações, Kristoff se apossa de cada uma das canções do disco, ainda que não seja autor de uma letra sequer – só compôs as músicas. “Procuro uma forma de dizer os poemas numa pulsação regular. Depois, busco curvas entoativas que sejam naturais e pareçam a com a fala, para que vira uma canção. Aí, pego o violão para construir a harmonia. Escolho a fala como parâmetro para a melodia do canto, não aspectos musicais. Além disso, são letras com cujo conteúdo não só concordo, mas preciso dizer”, esclarece.

    O carioca Mauro Aguiar é o compositor mais frequente em 'Deriva', assinando cinco canções. Completam o time de parceiros Bernardo Maranhão (com três letras), Makely Ka e Luiz Tatit, sem contar a releitura de 'Acrilic on canvas', extraída do repertório do Legião Urbana. “Se as letras vêm primeiro é porque estamos certos do que vai ser dito e isso é que alinhava as canções. A partir daí percebo as necessidades musicais para saber como dar ênfase. Tensão, por exemplo, procuro em dissonância, subdivisões rítmicas e programações eletrônicas”, conta. Música a serviço da palavra, como sempre fez.

     “Mandei e-mail para o Mauro dizendo que queria ser parceiro dele e ele me mandou 36 poemas. O Tatit tem leveza e humor inigualáveis, acuidade para aspectos humanos mínimos em tamanho e máximos em significância. Makely e Mauro o obrigam a abrir o dicionário, são enciclopédicos, sendo que o primeiro é mais anguloso e o segundo parece querer lhe dar um drible. Já o Bernardo, assim como o Tatit, são duas versões da leveza que, distraidamente, alcançam a profundidade”, elogia o compositor.

    A aparência de pirâmide sonora invertida que se tem ao final da audição, confirma ele, é intencional. Começa com a densa (e tensa) trama de programação eletrônica, piano, violão, baixo e bateria de 'Palavrório' e termina com o lindo violão da meditativa 'Devires', passando pelo rebuscamento de 'Rabiscos' e pelo flerte com o pop de 'O adeus'. “O disco tem um fio condutor. Uma explosão seguida por uma diluição, um pulso seguido por uma ressonância. Começa pontuado por negativas e termina mostrando que existe um sim. O sim perfeito pode acontecer numa canção”, observa. Não por acaso, está dividido em lado A e B.
    *por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura


    Faixas:
    01 - Palavrório - Kristoff Silva e Mauro Aguiar
    02 - Automotivo - Kristoff Silva e Mauro Aguiar
    03 - Durantes - Kristoff Silva e Mauro Aguiar
    04 - O Princípio da Incerteza - Krsitoff Silva e Makely Ka
    05 - Ávida - Kristoff Silva e Mauro Aguiar
    06 - Acrilic On Canvas - Renato Russo, Renato Rocha, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá
    07 - Rabiscos - Kristoff Silva e Bernardo Maranhão
    08 - O Adeus - Kristoff Silva e Luiz Tatit
    09 - Parceria - Kistoff Silva e Mauro Aguiar
    10 - A Voz e O Verso - Kristoff Silva e Bernardo Maranhão
    11 - Derives - Kristoff Silva e Bernardo Maranhão    

    Marcadores: Kristoff Silva, MPB

    Kristoff Silva - Em pé no Porto (2006)

    Kristoff Silva é um músico com múltiplos talentos: além de instrumentista, cantor, compositor e autor de trilhas para teatro, poesia e dança, também leciona teoria musical e tem no currículo participação em shows de vários nomes consagrados da MPB. Em pé no porto é o seu primeiro CD autoral.

    Em doze faixas, o disco apresenta composições de sua autoria e com os parceiros Luiz Tatit e Makely ka. Além da voz de Kristoff, que também assina a direção musical, participam os intérpretes Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Marcelo Pretto e Jussara Silveira, além de músicos convidados, como o pianista Tiago Costa, responsável também por dois arranjos, o clarinetista Luca Raele, as cantoras Cris Brasil e Juliana Perdigão.


    Faixas
    01 - Mar Deserto – Kristoff Silva e Makely Ka
    02 - A Chamar – Kristoff Silva e Luiz Tatit
    03 - Estação Final – Kristoff Silva
    04 - LIG – Kristoff Silva
    05 - Em pé no Porto – Kristoff Silva e Makely Ka
    06 - As Sílabas – Luiz Tatit
    07 - O Prazer – Kristoff Silva e Luiz Tatit
    08 - O último Sol – Kristoff Silva
    09 - São – Kristoff Silva e Makely Ka
    10 - Alma, Riso – Kristoff Silva e Luiz Tatit
    11 - Olhos na Nau – Kristoff  Silva e Makely Ka
    12 - Letra de Música – Kristoff Silva e Makely Ka
    Marcadores: Kristoff Silva, MPB

    Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro - A Outra Cidade (2003)

    A Outra Cidade é o resultado do encontro de três compositores, Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro, que reuniram suas referências e influências em um trabalho autoral e inovador. Mais do que um CD, A Outra Cidade é um ponto de encontro dessa nova geração de compositores e intérpretes que tem muito o que mostrar.

    Este é o primeiro produto acabado apresentado por integrantes do Projeto Reciclo Geral – Mostra de Composições Inéditas, realizado em 2002 e responsável por uma verdadeira ebulição na cena musical mineira desde então, movimentando cerca de 70 nomes entre intérpretes, compositores e instrumentistas como Marina Machado, Virgínia Rosa (SP), Vítor Santana, Alda Rezende, Dudu Nicácio, Renato Villaça, Maísa Moura, Titane, Érika, Mestre Jonas, Vander Lee, Rosa Maria, Anthonio, Amaranto, Juarez Moreira, Sérgio Pererê e Renato Negrão dentre outros. Foram 25 apresentações que lotaram o espaço do Reciclo Asmare Cultural e mostraram a força de articulação e público dessa nova geração.

    Kristoff, Makely e Pablo são representantes da nova cena musical e referência para muitos artistas do Estado. Neste trabalho eles convidam intérpretes e músicos já estabelecidos a atuarem ao lado da nova geração, de forma a fortalecer a cena e mostrar a produção que acontece fora do “eixo”. A proposta é trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade. Para tanto o CD reúne representantes de diversos núcleos, como os porta-vozes dos grupos de percussão Elefante Groove, Trovão das Minas, Tambolelê, a Orquestra Mineira de Rock e a Orquestra Sinfônica de Minas Geraes.

    As composições dos três músicos presentes no CD A Outra Cidade, dialogam com as mais diversas tradições da canção brasileira, com originalidade e ousadia, não sendo facilmente rotuladas num estilo. O CD conta ainda com arranjos de Avelar Jr., programação eletrônica de Lucas Miranda e participação de artistas como Titane, Alda Rezende, Marina Machado, Regina Spósito, Flávio Henrique, Amaranto, Patrícia Ahmaral, Anthonio, Sérgio Pererê, Paula Santoro, dentre outros. Pequenos, mas muitos detalhes fazem do disco A Outra Cidade um produto único e ao mesmo tempo múltiplo.

    Kristoff, Makely e Pablo. Cada um trouxe uma característica, um estilo que foi se fundindo. Na verdade cada um é uma peça desse quebra-cabeça que se chama A Outra Cidade. Harmonia, ritmo e melodia. Kristoff, Makely e Pablo. A música de uma nova época, complexa, interconexa, paradigmática.



    Faixas
    01 - Andante (Pablo Castro e Makely Ka)
    02 - Xote Polaco (Kristoff Silva e Makely Ka)
    03 - Em Diante (Kristoff Silva)
    04 - Intuição (Pablo, Kristoff, Makely e Luis Henrique)
    05 - Perto Daqui (Pablo Castro)
    06 - Mulher do Norte (Kristoff Silva e Makely Ka)
    07 - O Chamador (Makely Ka)
    08 - Santo Forte (Kristoff Silva e Makely Ka)
    09 - Mira (Pablo Castro e Makely Ka)
    10 - Morrer no Mar (Makely Ka e Maísa Moura)
    11 - Tema do Mergulhador (Pablo Castro)
    12 - Monotonia Gris (Makely Ka e Renato Negrão)
    13 - A Outra Flor de Cal (Kristoff Silva e Makely Ka)
    14 - Madeixas (Pablo Castro e Kristoff Silva)
    15 - A Volta Barroca (Kristoff Silva e Makely Ka)
    16 - Carpe Diem (Pablo Castro e Luis Henrique)
    17 - Atemporal (Pablo, Kristoff e Makely)
    Marcadores: Kristoff Silva, Makely Ka, MPB, Pablo Castro

    Kristoff Silva – Ao Vivo (2010)

    Nas apresentações de Kristoff Silva a tradição harmônica e rítmica do Brasil é atualizada em arranjos influenciados pela música instrumental e eletrônica.
    O DVD Kristoff Silva ao Vivo tem qualidade técnica impecável e é um bom retrato do que o músico é capaz ao vivo.
    O novo trabalho registra momento em que o artista, destaque na cena mineira atual, havia acabado de lançar o primeiro disco solo, Em pé no porto. Entre as 15 músicas incluídas no repertório, 12 foram extraídas do álbum, sucessor de A outra cidade, que dividiu com Makely Ka e Pablo Castro. Já as canções A chamar, O prazer e Alma, Riso são parcerias com o paulistano Luiz Tatit, compositor, professor, fundador do Grupo Rumo, ícone da vanguarda paulista, nos anos 1980 e influência importante na obra de Kristoff.


    Faixas
    01 – Mar Deserto – Kristoff Silva e Makely Ka
    02 – Em Diante – Kristoff Silva
    03 – Xote Polaco - Kristoff Silva e Makely Ka
    04 – Santo Forte - Kristoff Silva e Makely Ka
    05 – Estação Final - Kristoff Silva
    06 – Volta Barroca - Kristoff Silva e Makely Ka
    07 – Em Pé no Porto - Kristoff Silva e Makely Ka
    08 – Mulher do Norte - Kristoff Silva e Makely Ka
    09 – Lig - Kristoff Silva
    10 – Haicai – Luiz Tatit
    11 – Alma, Riso - Kristoff Silva e Luiz Tatit
    12 – A Chamar - Kristoff Silva e Luiz Tatit
    13 – São - Kristoff Silva e Makely Ka
    14 – Letra de Música - Kristoff Silva e Makely Ka
    15 – O Prazer - Kristoff Silva e Luiz Tatit
    Marcadores: DVD, Kristoff Silva, MPB


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures