Joanna

Videos - Joanna

International
Shops

search for music by Joanna at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Joanna
Joanna

pesquisa  Joanna

Lojas
DVDs

Joanna

Maria de Fátima Gomes Nogueira
Nascido - 27/1/1957 Rio de Janeiro, RJ
Biografia

Cantora. Compositora.

Aos 12 anos, começou a estudar violão. Em 1963, realizou sua primeira apresentação, como integrante do grupo Rede.
Composição
Acreditar (com Ronaldo Malta e Sarah Benchimol)
Ame (com Tony Bahia e Sarah Benchimol)
Apesar dos pesares (com Gilson Mendonça e Marquinhos)
Bibelô (com Sarah Benchimol)
Camafeu (com Cláudio Rabello e Ronaldo Malta)
Canção do rádio (com Tony Bahia e Tharcisio)
Discografia
(2003) Todo acústico • Sony Music CD
(2001) Eu estou bem • BMG Brasil CD
(1999) Vinte anos ao vivo • BMG Brasil CD
(1998) Intimidad • BMG Brasil CD
(1997) Joanna em samba-canção • BMG Brasil CD
(1995) Sempre no meu coração CD
Shows
Joanna. Teatro Rival (RJ).
Bibliografia
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
JoannaJoanna -  Nasceu27/1/1957   no subúrbio do Rio de Janeiro.
Cantora - Compositora
Primeiro sucesso -  "Descaminhos" (com Sarah Benchimol)
Canta temas de novelas - "Decisão", da novela "Brilhante", e da balada "Momentos", da trilha de "Coração Alado". Outros sucessos foram "Recado (Meu Namorado)" (Renato Teixeira), "Quarto de Hotel" e "Uma Canção de Amor" (Gonzaguinha), e mais populares como "Amanhã Talvez" e "Amor Bandido" (ambas de Sullivan/ Massadas).

Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1957) é uma cantora e compositora brasileira.

Criada no subúrbio carioca, começou a carreira de cantora em festivais do interior do estado, atuando também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas. Assinou com a gravadoraRCA (que posteriormente se transformou em BMG até chegar ao nome atual Sony BMG) em 1979, graças ao sucesso em um programa de calouros, quando lançou o primeiro LP, Nascente, que vendeu 80 mil cópias. O primeiro grande sucesso radiofônico foi a canção Descaminhos, daquele mesmo disco; foi composta em parceria com Sarah Benchimol, que a projetou nacionalmente.

Seus discos tinham uma linha mais comercial no início da carreira, principalmente de músicas para trilha sonora de telenovelas e atendendo às tendências de mercado, como no caso das baladas Decisão (Brilhante) e Momentos (Coração alado). As músicas românticas são as mais recorrentes na carreira de Joanna. Nos primeiros discos da carreira são encontradas canções deChico Buarque, Roberto Carlos, Tom Jobim, Hermínio Bello de Carvalho, Gonzaguinha (de quem gravou muitas canções especialmente para uma intérprete, como Quarto de hotel e Uma canção de amor), Bituca, dentre outros. Este último também escreveu, em 1981 a canção Nos bailes da vida em parceria com Fernando Brant, feita especialmente para ela, do disco Chama, lançado naquele mesmo ano; nessa fase também lançou Estrela guia, Vidamor e Brilho e paixão, de 1980, 1982 e 1983, respectivamente. Entre 1984 e 1988 lançou quatro discos intitulados apenas Joanna, feito que ocorreria novamente em seu disco de 1991.

Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando novos talentos da MPB registravam índices recordes de audiência. Em 1980 gravou o especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a 'Mulher' e a discussão do papel feminino na sociedade de então abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas na MPB; comMaria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Joanna, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, cantou no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA from Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Dentre os maiores sucessos na década de 1980 estão Recado (Renato Teixeira), Amanhã talvez e Amor bandido (ambas de autoria da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas), dos discos de 1984, 1986 e 1988, respectivamente, que estouraram nas emissoras radiofônicas brasileiras. O maior sucesso de vendagem foi o disco de 1986, intitulado apenas Joanna, que vendeu 600 mil cópias e contou com a participação especial do grupoRoupa Nova. Recado, seguida pelo sucesso de Espelho, fez parte da trilha sonora da novela Livre para voar, de Walther Negrão (Rede Globo, 1984/1985) e Amor bandido, da de Bebê a bordo, de Carlos Lombardi (da mesma emissora anterior, 1988/1989).

Comemorou em 1989 dez anos de carreira com Primaveras e verões onde gravava canções de compositores habituais daquela fase de carreira e onde podemos encontrar uma parceria dela com Cazuza: Nunca Sofri Por Amor.

Na década de 1990, deixou o repertório comercial temporariamente de lado e se dedicou a projetos especiais: em 1994 ela lançou o disco Canta Lupiscínio, somente com músicas de Lupicínio Rodrigues que vendeu cerca de 400 mil cópias; em 1997 o Em Samba-Canção, passeando por diversas músicas do gênero de diversos autores consagrados da MPB de canções escritas desde a década de 1930 até os dias atuais, ambos produzidos por Roberto Menescal o encarte deste último trazia história e textos sobre o samba-canção e as músicas e levou a um elogiado show pela crítica carioca; em1998, o Intimidad, com clássicos do bolero latino-americano, na maioria muitíssimo conhecidos, como Perfídia, Tu me acostumbraste que fez parte da trilha de Suave veneno, Piel canela entre outros, produzido pelo mexicano Armando Manzanero e gravado totalmente fora do Brasil, que atingiu a marca de 250 mil cópias vendidas; e em 1999, 20 anos, o primeiro disco ao vivo de sua carreira gravado no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com um imenso público fiel, sucesso e reconhecimento e que trazia regravações de antigos sucessos seus entre outros choros e sambas de raiz inéditos e vendeu 210 mil cópias. O maior sucesso deste disco foi a inédita Tô fazendo falta em duas versões, que estorou nas rádios brasileiras entre 1999 e 2000 que ficou vários meses em primeiro lugar nas paradas radiofônicas; no ano seguinte seria relançado numa versão simples com parte daquelas músicas e também com uma não constante da versão dupla: Nada sério, da trilha sonora da novela global O cravo e a rosa exibida naquele mesmo ano de 2000 e regravada no disco seguinte, Eu estou bem.

Na década de 1990, também lançou: Joanna com várias músicas que fizeram parte de trilha de novela inclusive o clássico sertanejo Meu primeiro amor que ela gravou com Fagner; Toque de emoção (Mulheres de areia); Estranha dependência (Felicidade); O que é que eu faço (Salomé); Vendaval (Despedida de solteiro). Alma, coração e vida e Sempre no meu coração, deste último a faixa-título foi trilha da novela Quem é você, e o primeiro teve duas faixas bônus no CD devido a problemas de pressão de espaço físico que não couberam, de 1991, 1993 e 1995 respectivamente, todos com grande sucesso de vendagem e execução.

Em 2001 voltou a investir no repertório popular-romântico com arranjos diferenciados e de tendência ao pop, mostrando também o lado compositor de Joanna, onde continha músicas inéditas e regravações. Eu estou bem, que foi lançado em março do mesmo ano e reeditado quatro meses depois, devido à inclusão da música A Padroeira, não constante da versão original, no tema de abertura da novela homônima global. Sobre A Padroeira Joanna também declara ser a sua música predileta e ficar visivelmente emocionada ao cantá-la. Neste mesmo ano saiu da BMG e transferiu-se para a Sony Music, anos antes da fusão com a sua antiga gravadora, no final de janeiro do ano seguinte, onde lançou Em Oração e Todo Acústico.

A idéia da gravação do CD Em Oração, que também rendeu um DVD (uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, de quem é devota desde criança) surgiu devido ao estrondoso sucesso de A Padroeira; ambos foram gravados na cidade de Aparecida do Norte e trazem ordem de repertório diferente. O Todo acústico, de 2003 trazia regravações de seus sucessos neste formato interpretada junto com outros cantores.

Em 2004 chegou aos 25 anos de carreira gravando um disco -25 anos entre amigos, em duetos com cantores da MPB, desta vez pela Universal Music; e em 2006 lançou Joanna ao vivo em Portugal, país onde possui casa desde fins da década de 80 e é muito popular; desta vez o disco foi gravado pela Som Livre e rendeu outro DVD - o segundo da carreira. Importantes duetos da carreira são Maria Bethânia, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Nelson Gonçalves, João Bosco, e outros.

Desde a estréia, gravou ininterruptamente discos de grande vendagem, o que fez com que Joanna seja uma das cantoras brasileiras mais famosas tanto em seus país como no exterior, como também naArgentina. Recebeu também centenas de prêmios e troféus e foi considerada na América Latina A melhor cantora do Mercado Latino, com o prêmio Ibero América dos anos 90. Já em Portugal, ela e Amália Rodrigues, cantora portuguesa de fados, ganharam prêmio similar, o Caravela de Prata.



CD selecões - Novo lançamentos - Extras - Abrir 'insert' em proprio janela

Discografia, Videos & Livros

  • Joanna Canta Lupicinio


    Joanna

    Sony Music

    Joanna Canta Lupicinio

    Descrição

    Joanna Canta Lupicinio
    Marca Sony Music
    Referência 74321237742
    Cód. Barras 743212377422
    Autor Joanna

    Felicidade
    Nunca
    Se Acaso Você Chegasse
    Quem Há de Dizer
    Loucura
    Torre de Babel
    Vingança
    Nervos de Aço
    Exemplo
    Cadeira Vazia
    Foi Assim
    Esses Moços
    Ela Disse-me Assim
    Volta
  • Joanna em Oracao


    Joanna

    Sony Music

    Joanna em Oracao

    Descrição

    Novo álbum de uma das vozes femininas mais consagradas da MPB, que traz um repertório dedicado às orações. Vale a pena destacar as belíssimas interpretações de ´Oração De São Francisco´, ´A Padroeira´ e ´Canção Para Santa Paulina´.
    Marca Sony Music
    Referência 502747
    Cód. Barras 5099750274729
    Autor Joanna

    Viva a Mãe de Deus e Nossa
    Oração Pela Familia
    Mãezinha do Céu
    Nós Quebramos a Paz
    Ave Maria
    Maria de Nazaré
    Treze de Maio
    Vós Sois o Lírio Mimoso
    Muxima
    Canção para Santa Paulina
    Nossa Senhora
    Oração de São Francisco
    Romaria
    A Padroeira
  • Joanna em Pintura Íntima


    Joanna

    Universal Music

    Joanna em Pintura Íntima

    Descrição

    Uma das maiores estrelas da música brasileira apresenta em seu novo álbum, gravado no Citibank Hall em São Paulo, grandes sucessos de sua carreira e músicas inéditas. São 14 faixas, com destaque para 'Mensagem pra você', que conta com a participação do italiano Biagio Antonacci.
    Marca Universal Music
    Referência 60251739843
    Cód. Barras 602517398436
    Autor Joanna

    Mensagem Pra Você
    Uma Canção de Amor
    Chama
    Diz Quem Me Diz/ Pinta de Bacana
    Espelho
    Pra Começo de Conversa
    Recado
    Mulher Marcada
    Pintura Ãntima
    Cicatrizes
    Descaminhos
    Desculpe o Auê
    Meu Mundo e Nada Mais
    Deixa a Vida Me Levar

    Vidamor


    Joanna

    Sony Music

    Vidamor

    Descrição

    Vidamor
    Marca Sony Music
    Referência 74321655202
    Cód. Barras 743216552023
    Autor Joanna

    Vertigem
    Poucas Palavras
    Campo Verde
    Animal Tropical
    Penas Do Tie
    Gosto De Vida
    Renascer
    Luzes
    Te Amando
    Metade De Nos
    Bicho Estranho
    Discografia
    Joanna   
    EU ESTOU BEM (2001)  - CD
    1.  Dizer não (Nil Bernardes - César Augusto - Antonio Luiz)
    2.  Última canção (Carlos Roberto)
    3.  Pra começo de conversa (Cláudio Matta - Álvaro Socci)
    4.  Mensagem pra você (Biaggio Antonacci - Vrs. Isolda)
    5.  Brincar de amor (Estevan Pancica - Marta Vieyra)
    6.  Tudo pode acontecer (Ana Flávia - Belô Velloso - Joanna - Lúcia Veríssimo)
    7.  Definitivo amor (Danimar - Carlos Randall)
    8.  Covardemente (Isolda - Joanna)
    9.  Tô querendo você (Fátima Leão - Elias Muniz)
    10. Nada sério (Ronaldo Monteiro de Souza - Sérgio Saraceni)
    11. Não deixe o sol queimar demais (Paulo Zdan - Marcos Netto)
    12. Nem mesmo você (Helena dos Santos)
    13. Quebrei meu coração (Juno - César Augusto - Antonio Luiz)
     

     


    Joanna   
    20 ANOS AO VIVO (1999)  - CD
    BMG Brasil 7432167803-2

        DISCO 1
        1.  Apresentação
        2.  Descaminhos (Sarah Benchimol - Joanna)
        3.  Vertigem (Gracco - Caio Silvio)
        4.  Espelho (Gracco - Geraldo Amaral - Joanna)
        5.  Recado [Meu namorado] (Renato Teixeira)
        6.  Agora eu sei (Helena Santos - Édson Ribeiro)
        7.  Pinta de bacana (Solange Böeke - Joanna)
        8.  Águas de Oxum (Jota Velloso - Roque Ferreira)
        9.  Momentos (Sarah Benchimol - Joanna)
        10. Lua branca (Chiquinha Gonzaga)
        11. Quarto de hotel (Gonzaguinha)
        12. Outro amor não quero não (Roque Ferreira - Rildo Hora)
        13. Amor bandido (Paulo Massadas - Michael Sullivan)
        DISCO 2
        1.  Tô fazendo falta (Lucca Ferreira - Cláudio Matta - Álvaro Socci)
        2.  Chama (Aristides Guimarães - Geraldo Amaral)
        3.  Cicatrizes (Solange Böeke - Joanna)
        4.  Agora (Gonzaguinha)
        5.  Mal acostumada (Meg Evan - Ray Araújo)
        6.  Nos bailes da vida (Milton Nascimento - Fernando Brant)
        7.  Uma ficha no arquivo (Mauro Motta - Carlos Colla)
        8.  Decisão (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        9.  Olerê olará [Se duvidas] (Nelson Rufino)
        10. Fonte de prazer (Adauto Magalha - Toninho Geraes)
        11. Amanhã talvez (Paulo Massadas - Michael Sullivan)
        12. Tô fazendo falta (Lucca Ferreira - Cláudio Matta - Álvaro Socci)
     

     


    Joanna   
    INTIMIDAD (1998)  - CD
    BMG Brasil 7432157246-2
    1.  Júrame (Maria Grever)
    2.  Tu me acostumbraste (Frank Dominguez)
    3.  Perfidia (Alberto Dominguez)Frenesí (Alberto Dominguez)
    4.  Quiereme mucho (Agustín Rodríguez - Gonzalo Roig)
    5.  Sin ti (Pepe Guizar)
    6.  Regálame esta noche (Roberto Cantoral)
    7.  Ansiedade [De besarte] (José Enrique Sarabia Rodríguez)
    8.  Ahora que te vas (Armando Manzanero)
    9.  Quizás, quizás, quizás (Osvaldo Farres)Piel canela (Bobby Capo)
    10. Amor perdido (Pedro Flores)
    11. La vida se hizo pasión [A vida virou paixão] (Paulo Sergio Valle - Augusto César)
    12. Que seas feliz (Consuelo Velázquez)
     

     


    Joanna   
    JOANNA EM SAMBA CANÇÃO (1997)  - CD
    BMG Brasil 7432146175-2

        1.  O mundo é um moinho - As rosas não falam (Cartola)
        2.  Não quero ver você triste - De tanto amor (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
        3.  Negue (Enzo de Almeida Passos - Adelino Moreira)A volta do boêmio (Adelino Moreira)
        4.  Último desejo (Noel Rosa)Feitiço da Vila (Noel Rosa-Vadico)
        5.  Resposta - Ouça (Maysa)
        6.  Meu bem, meu mal - Sampa (Caetano Veloso)
        7.  Fim de caso - Castigo (Dolores Duran)
        8.  Trocando em miúdos (Chico Buarque - Francis Hime)A Rita (Chico Buarque)
        9.  Sentimental demais - Brigas (Jair Amorim - Evaldo Gouveia)
        10. Risque - Camisa amarela (Ary Barroso)
        11. Eu sei que vou te amar - Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
     

     


    SEMPRE NO MEU CORAÇÃO (1995)  - CD
    1.  Lua que vem
    2.  Pensa bem
    3.  Está na pele
    4.  Armadilhas
    5.  O que passou, passou
    6.  Nunca se esqueça de mim
    7.  Sempre em meu coração
    8.  Só o tempo vai dizer
    9.  Pensando nele
    10. Fingindo amar
    11. Aventuras passageiras
    12. Eterno e fugaz
    13. A distância
     
     


    Joanna   
     

     


    Joanna   
     

     


     
     


     
     


    JOANNA (1988)  - CD/Vinil
     
     


    Joanna   
    JOANNA (1986)  - CD/Vinil
     

     


    Joanna   
    JOANNA (1985)  - CD/Vinil
     RCA Victor

        1.  Estrela perdida (Cláudio Rabello - Ronaldo Malta - Joanna)
        2.  Ribeirão (Luiz Carlos Sá - Guarabyra)
        3.  Doce prisão (Gonzaguinha)
        4.  Amor alheio (Ivor Lancellotti - Paulo César Pinheiro)
        5.  Mal nenhum (Ed Wilson - Ronaldo Bastos)
        6.  Onde andarás (Ferreira Goulart - Caetano Veloso)
        7.  Qualquer dia (24 hours a day) (M. Panzer - Cláudio Rabello - Barry Manilow)
        8.  Pedra preciosa (Ronaldo Malta - Michel - Joanna)
        9.  Safado (Renato Teixeira)
        10. Camafeu (Cláudio Rabello - Ronaldo Malta - Joanna)
        11. Canção do rádio (Tony Bahia - Tharcisio - Joanna)
        12. Bom dia, minha flor (Rildo Hora - Martinho da Vila)
     

     


    Joanna   
    JOANNA (1984)  - CD/Vinil
    RCA Victor 103.0630

        1.  Você me ama? (Gonzaguinha)
        2.  Espelho (Gracco - Geraldo Amaral - Joanna)
        3.  Só pensando em ti (Armando Manzanero - Arthur Laranjeira)
        4.  Palavras secretas (Tony Bahia - Joanna)
        5.  Nunca mais (Sarah Benchimol - Joanna)
        6.  Minha estrela (Fernando Gama - Arthur Laranjeira)
        7.  Recado (Meu namorado) (Renato Teixeira)
        8.  Você (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        9.  Perfume, cor e canção (Abel Silva - João Donato)
        10. Número um (Benedito Lacerda - Mário Lago)
        11. Não dá mais... (Tony Bahia - Joanna)
        12. Ame (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
     

     


     
     


    VIDAMOR (1982)  - Vinil
     RCA Victor 103.0543

        1.  Vertigem (Graco - Caio Silvio)
        2.  Poucas palavras (Sarah Benchimol - Joanna)
        3.  Campo verde (Sarah Benchimol - Rosinha de Valença)
        4.  Animal tropical (Sergio Natureza - Tunai)
        5.  Penas do tiê (Adp. Fagner - Folclore)
        6.  Gosto de viola (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        7.  Renascer (Babal - João Galvão)
        8.  Luzes (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        9.  Te amando (Sarah Benchimol - Joanna)
        10. Metade de nós (Joanna - Rosinha de Valença)
        11. Bicho estranho (Abel Silva - Sueli Costa)
     
     


    Joanna   
    CHAMA (1981)  - CD/Vinil
    RCA Victor 103.0420

        1.  Tentação (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        2.  Chama (Aristides Guimarães - Geraldo Amaral)
        3.  Mulher marcada (Abel Silva - Sueli Costa)
        4.  Uma canção de amor (Gonzaguinha)
        5.  Doce de coco (Hermínio Bello de Carvalho - Jacob do Bandolim)
        6.  Eu te amo (Chico Buarque - Tom Jobim)
        7.  Nos bailes da vida (Milton Nascimento - Fernando Brant)
        8.  Decisão (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        9.  Tempo de pedra (Guaracy - Sarah Benchimol - Joanna)
        10. Doce bandido (Tony Bahia - Sarah Benchimol - Joanna)
        11. Dúvidas (Ricardo Vilas)
        12. Minha casa (Joubert de Carvalho)
     

     


    Joanna   
    ESTRELA-GUIA (1980)  - CD/Vinil
     

     


    NASCENTE (1979)  - CD/Vinil
     
     


     Compilações
    O MELHOR DE JOANNA (1994)  - CD
    1.  Descaminhos (Sarah Benchimol - Joanna)
    2.  Seu corpo (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
    3.  Cicatrizes (Solange Böeke - Joanna)
    4.  Costumes (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
    5.  Momentos (Sarah Benchimol - Joanna)
    6.  Quarto de hotel (Gonzaguinha)
    7.  Chama (Aristides Guimarães - Geraldo Amaral)
    8.  Uma canção de amor (Gonzaguinha)
    9.  Vertigem (Graco - Caio Silvio)
    10. Tua cara (Carlos Fernando - Geraldo Amaral)
    11. Recado [Meu namorado] (Renato Teixeira)
    12. Espelho (Graco - Geraldo Amaral - Joanna)
    13. Sozinha (Mauro Fonseca - Caio)
    14. Teu caso sou eu (Maurício Duboc - Carlos Colla)
    15. Amanhã talvez (Paulo Massadas - Michael Sullivan)
    16. Um sonho a dois (Paulo Massadas - Michael Sullivan)
     
     



     Participações especias


    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures