Gustavo Guimar„es

Videos - Gustavo Guimar„es

International
Shops

search for music by Gustavo Guimar„es at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Gustavo Guimar„es

pesquisa  Gustavo Guimar„es

DVDs

Gustavo Guimar„esGustavo Guimar„es -  Nasceu


Gustavo Guimarães – Canções de São Francisco (2015)

Canções de São Francisco foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e realça um Francisco ecumênico, universal, intimamente ligado aos animais, solidário, dedicado ao próximo. “São valores essenciais à nossa cultura moderna”, destacou Gustavo Guimarães, que já lançou o disco, um primoroso trabalho que logo de saída, à primeira faixa, instrumental, acompanhada por flautas e percussão nativos de sonoridade oriental, dão a sensação de que o ouvinte precisa se descalçar, pois adentrará em ambiente de contemplação, de recolhimento, de meditação, e de devoção, práticas tão relegadas hoje em dia; depois, ao longo das faixas, sucede-se delicada combinação de instrumentos de sopro, inclusive andinos, violoncelo, viola caipira, violão, bandolim e até moringa mesclados ao canto de pássaros e ao murmurar de uma aprazível chuva, que pode ser percebida, ainda, como o correr tranquilo de um regato.

(A experimentação sonora, com instrumentos como a viola caipira, flauta nativa e dolak, trouxe também um resultado diferente e melodioso ao trabalho. E o time envolvido na confecção do álbum explica a riqueza sonora das Canções de São Francisco: Wilson Dias (direção) André Siqueira (arranjos), Joaci Ornelas (projeto gráfico) e participação dos músicos Sérgio Rabello (violoncelo), Marcelo Teixeira (gaita), Helder Araújo (citar), Rodrigo Salvador (rabeca), Pedro Gomes (baixo) e Gladson Braga [percussão]).

Gustavo Guimarães vive rodeado por imagens de São Francisco, portanto, era natural que se sentisse atraído pela história do santo e também que essa história o inspirasse, destaca o texto de apresentação do álbum. Como forma de materializar essa filosofia, o violeiro destinou metade da tiragem à comunidade Toca de Assis, que poderá comercializar os discos e empregar os recursos em obras assistenciais.


Faixas:
01 – Ser
02 – Dança Medieval
03 – Menestrel de Assis
04 – As Mesmas Razões
05 – Este é O Caminho
06 – Em Todas as Coisas
07 – Clara
08 – Sei Aonde Estou
09 – Folia de São Francisco
10 – O Canto da Natureza
11 – Tudo Ao Meu Redor
12 – Irmã Adorada
13 – Mística
14 – O Lobo

Todas as composições de Gustavo Guimarães

Marcadores: Gustavo Guimarães, Regional

Joaci Ornelas, Chico Lobo, Wilson Dias, Bilora, Gustavo Guimarães e Pereira da Viola - VivaViola - Viva A Cantoria (2013)

O Projeto Vivaviola que reúne os músicos mineiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, lança seu segundo CD, com texto de apresentação do jornalista e pesquisador Carlos Felipe Horta, foi gravado no período de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 e contou com o patrocínio da Vivo através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

Tematicamente as composições abordam paisagens da cultura mineira, religiosidade e festas populares e o sentimento humano. Estes temas são abordados com sensibilidade artística e com ares de renovação criativa. Musicalmente é composto de diversos ritmos brasileiros como: toadas, modas, guarãneas, batuques e calangos, tratados de maneira singular preservando as origens, mas incorporando novos elementos da música contemporânea.

A propósito do sentimento coletivo do grupo, o jornalista e escritor Carlos Felipe descreve no texto de apresentação do CD: “Como viola atrai viola, num visgo que ninguém sabe explicar, eles se juntaram. Muitas vezes. Nas conversas de amigo, nos saraus de poesias, nos palcos da vida, nos fuzuês de chão batido, nas saudações dos santos e nos encantamentos guardados dentro da alma, só aflorando quando o coração já não aguenta mais.



Faixas:
01 - VivaViola (Viva A Cantoria) - Bilora, Joaci Ornelas e João Evangelista Rodrigues
02 - Dá Licença Pra Folia - Bilora, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães e Wilson Dias
03 - Brasil Violeiro - Chico Lobo e Tadeu Martins
04 - No Cumbuco do Balaio - Joaci Ornelas
05 - Deus é Violeiro - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues
06 - O Meu Fraco é A Viola - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
07 - Vazante - Bilora
08 - Estrela do Cerrado - Gustavo Guimarães
09 - Nobreza - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues
10 - Carta Bonita - Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues
11 - Sertão Urbano - Bilora
12 - Flor de Bemquerer - Joaci Ornelas
13 - Ande A Viola Me Levar - Gustavo Guimarães
14 - Ciranda de Reisado - Chico Lobo e João Evangelista Rodrigues
15 - Viola de Mutirão - Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues   Um comentário:
Marcadores: Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola, Regional, Wilson Dias

Gustavo Guimarães – Vaqueiro (2008)

Vaqueiro é o CD de estréia do violeiro Gustavo Guimarães

“Puro artesanato da paciência. Fruto de muitos olhares e ouvires. De comunhão e troca entre amigos”. Assim o poeta João Evangelista Rodrigues define o CD Vaqueiro, que marca a estréia do violeiro e compositor Gustavo Guimarães no cenário musical de Minas Gerais.

Obra inteiramente autoral, com 13 faixas, Vaqueiro sintetiza a relação entre o compositor e seu mundo: o cerrado roseano do Noroeste de Minas, o vale seco do Jequitinhonha, os quintais e carros de boi, as folias de reis.

E chega em um momento importante para a viola caipira, cada vez mais ligada à cultura e à identidade brasileiras.
Vaqueiro tem versos sinceros, cuja pretensão é somente revelar o olhar e o sentir do compositor. É quase uma confissão de lembranças da alma, partilhadas como em uma roda de amigos.

E mostra muitos lados de uma mesma Minas Gerais, onde convivem o urbano e o rural, as inovações e a tradição. Com produção apurada e belo projeto gráfico, o CD tem ainda a participação dos violeiros Pereira da Viola e Joaci Ornelas e de músicos como André Siqueira, Marisa Simões, Eros Fresiq, Cláudia Duarte e Carlinhos Ferreira.



Faixas
01 - Rio Abaixo
02 - Vaqueiro
03 - Casarão
04 - Lá no meu Sertão
05 - Deus Esteja
06 - Filhos do Vale
07 - Boi de Santana
08 - A Voz do Rio
09 - Em Contos de Fadas
10 - Na Estação
11 - Rio Manso
12 - Viola de Fitas
13 - Algum Lugar

Todas as músicas são de autoria de Gustavo Guimarães
Marcadores: Gustavo Guimarães, Regional

Joaci Ornelas, Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias Bilora e Gustavo Guimarães - Viva Viola (2008)

Projeto Vivaviola - 60 cordas em movimento
Por João Evangelista Rodrigues
Instrumento fundamental na formação da identidade cultural de Minas e do Brasil, a viola caipira continua presente nas manifestações culturais, nas festas religiosas e populares em todo país. Nas palavras do professor Romildo Sant’Anna a viola caipira “é uma das mais relevantes expressões da cultura e da arte radicalmente brasileira”.

A música de viola é uma linguagem expressiva da cultura identitária brasileira. A viola é fruto de uma realidade cultural complexa formada por elementos religiosos, crenças, costumes, permeada por matizes étnicos e históricos. Por isso, o instrumento, em suas diversas formas de uso, contribui para escrever a história da música brasileira.
A música de viola ressurge a partir dos anos 80 no ambiente cultural contemporâneo - após um período de ostracismo - com força e importância no cenário fonográfico. Diferente dos modismos, ela retrata questões relacionadas à tradição com ênfase na expressão de raiz.

Lançado com grande sucesso em outubro de 2008, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte. O projeto reúne os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, compositores e intérpretes da autêntica música de viola.

Símbolo do coletivo, do mutirão, este projeto encadeia-se no processo de legitimação da viola caipira como marca da diversidade cultural brasileira. O espetáculo VivaViola é, de certa forma, uma referência aos sertões de minas, através de canções que refletem as vivências afetivo-sensorial deste grupo de cantadores comprometidos com a realidade social e os valores da cultura brasileira.

O “VivaViola” apresenta o universo da viola caipira em vista a sua importância e seu ressurgimento como expressão artístico-cultural. Revigora a existência de uma coletividade em torno da tradição, no âmbito da música mineira e brasileira.

Os artistas, cada qual com suas particularidades e estilos, naturais de diferentes lugares de Minas, apresentam músicas que retratam as influências dos lugares de onde vieram, em genuínas formas de expressão, como modas, batuques e toadas.


Faixas
01- Folia de chegada - Dom. público
02- A voz do rio - Gustavo Guimarães
03- Toada do amor -  Bilora
04- Pois sim pois não - Pereira da Viola / João Evangelista Rodrigues
05- Canção de Siruiz - Wilson Dias (Dom. público registrado por  Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas)
06- Boi de Santana - Gustavo Guimarães
07- Coqueiro vai - Dom. público - adaptação: Josino Medina
08- Catira - Chico Lobo
09- Brasil festeiro -  Wilson Dias / João Evangelista Rodrigues
10- Calango na cidade - Bilora
11- Moda de violeiro - Joaci Ornelas / João Evangelista Rodrigues
12- No braço dessa viola -  Chico Lobo
13- Menina flor - Pereira da Viola / Josino Medina
14- Batuque de despedida/Té logo meus companheiros - Dom. público
Marcadores: Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola, Regional, Wilson Dias
Disponivel  - A musica que vem de Minas


Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures