Gal Costa

Videos - Gal Costa

International
Shops

search for music by Gal Costa at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Gal Costa
Gal Costa

pesquisa  Gal Costa

DVDs

Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos
Nascido - 26/9/1945 Salvador, BA
Clips
Ver tambem: Doces Bárbaros
Tropicalismo
Biografia

Cantora. Maria das Graças Penna Burgos (1945), conhecida como Gal Costa, filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna ficou órfã de pai com 14 anos de idade. Dona Mariah Costa, sua mãe, era uma grande incentivadora que, em entrevistas, conta que passou toda a gestação de Gracinha - nome como era conhecida antes da fama - ouvindo rádio.  Trabalhou remdad -->
Composição
Quando (com Caetano Veloso e Gilberto Gil)
Discografia
(2017) Estratosférica AO VIVO • Biscoito Fino DVD
(2015) Estratosférica. • Sony/BMG CD
(2014) “Gilberto Gil & Gal Costa – Live in London”. • Discobertas CD
(2013) Recanto ao vivo (Gal Costa) – Universal – DVD, CD duplo
(2011) Recanto (Gal Costa) – Universal – CD
(2006) Gal Costa - Programa Ensaio - 1994 • Trama DVD
Shows
Trinca de Ases (com Gilberto Gil e Nando Reis) (2017) Citibank Hall, SP
Trinca de Ases (com Gilberto Gil e Nando Reis) (2017) KM de Vantagens Hall, RJ
Estratosférica. (2015) Circo Voador. RJ
Recanto – Miranda, Rio de Janeiro (2013)
Recanto – Vivo Rio, Rio de Janeiro (2013)
Recanto – Miranda, Rio de Janeiro (2012)
Clips
De tantos amores. (2001)
Bibliografia
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
REPPOLHO. Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: GJS Editora, 2012. 2ª ed. Idem, 2013.
SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELLO, Zuza. A canção no tempo vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1998.
SOUZA, Tárik de et alli. Brasil Musical. Rio de Janeiro: Art Bureau Representações e Edições de Arte,1988.
Gal CostaGal Costa -  Nasceu26/9/1945   em Salvador.
Cantora
Maior sucessos - , "Baby", composta por Caetano especialmente para Gal, "Vapor Barato" (Jards Macalé/ Waly Salomão), "Meu Nome É Gal" (Roberto/ Erasmo Carlos), "London London" (Caetano), "Deixa Sangrar" (Caetano), "Folhetim" (Chico Buarque), "Balancê" (J. de Barro/ A. Ribeiro), "Índia" /J. Flores/ M. Guerrero/ J. Fortuna), "Festa do Interior" (Moraes Moreira/ Abel Silva) e "Vaca Profana" (Caetano).

Gal Costa, nome artístico de Maria da Graça Costa Pena Burgos, (Salvador, 26 de setembro de 1945) é uma cantora brasileira.

Gal Costa é filha de Mariah Costa Pena, que foi grande incentivadora, e Arnaldo Burgos. Por volta de 1955 se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andréia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha.

Estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, por exemplo (22 de agosto de 1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixa Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião.

A primeira gravação em disco se deu no disco de estréia de Maria Bethânia (1965): o duo Sol Negro (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções Eu vim da Bahia, de Gil, e Sim, foi você, de Caetano - ambos lançados pela RCA - gravadora à qual Gal retornaria em 1984. No fim do ano conhece João Gilberto pessoalmente. Participou do I Festival Internacional da Canção, em 1966, interpretando a canção Minha senhora, de Gilberto Gil e Torquato Neto.

O primeiro LP solo foi lançado em 1967, ao lado de Caetano Veloso, Domingo, pela gravadora Philips, que posteriormente transformou-se em Polygram (atualmente Universal Music), permanecendo neste selo até 1983. Participou também do III Festival de Música Popular Brasileira defendendo as canções Bom dia (Gilberto Gil/Nana Caymmi) e Dadá Maria (Renato Teixeira), esta última em dueto com o autor.

Além deste, participou também do disco Tropicália ou Panis et Circencis (1968), com as canções Mamãe coragemParque industrial (Tom Zé)e Enquanto seu lobo não vem (Caetano Veloso), além de Baby (Caetano Veloso), o primeiro grande sucesso. No mesmo ano participa do III Festival Internacional da Canção (TV Globo), defendendo a canção Gabriela Mais Bela, (Roberto Carlos e Erasmo Carlos). Em novembro participa do IV Festival da Record defendendo a canção Divino maravilhoso (Caetano e Gil). Lançou o primeiro disco solo, Gal CostaGal!, com o repertório do segundo disco solo homônimo. (Caetano Veloso e Torquato Neto), (1969) e apresentou o espetáculo

Ao lado dos colegas Gilberto Gil, Caetano e Maria Bethânia, lançou o disco Doces Bárbaros, do grupo batizado com o mesmo nome e idealizado por Bethânia, que era um dos vocais da banda. O disco é considerado por muitos uma obra-prima da MPB; apesar disto, na época do lançamento em 1976 foi duramente criticado. Doces Bárbaros era uma típica banda hippie dos anos 70 e, ao longo dos anos, foi tema de filme, DVD, enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira em 1994 com o enredo Atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu, já comandaram trio elétrico no carnaval de Salvador, espetáculos na praia de Copacabana e uma apresentação para a Rainha da Inglaterra.

Inicialmente o disco seria gravado em estúdio, mas por sugestão de Gal e Bethânia, foi o espetáculo que ficou registrado em disco, sendo quatro daquelas canções gravadas pouco tempo antes no compacto duplo de estúdio, com as canções Esotérico, Chuckberry fields forever, São João Xangô Menino e O seu amor, todas gravações raras.

Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando os novos talentos da MPB registravam índices recordes de audiência. Gal Costa participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão. O programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a 'Mulher' e a discussão do papel feminino na sociedade de então abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas na MPB; com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.

Originalmente idealizado para a montagem do ballet teatro do Balé Teatro Guaíra (Curitiba, 1982), o espetáculo O Grande Circo Místico foi lançado em 1983. Gal Costa integrou o grupo seleto de artistas da MPB que viajaram pelo país apresentando o projeto, um dos maiores e mais completos espetáculos teatrais, para uma platéia de mais de 200 mil pessoas, em quase 200 apresentações. Gal Costa interpretou a canção A História de Lili Braun, musicado pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo.

Nordeste já

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, juntou-se ao coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, e unindo 155 vozes numa criação coletiva, surgiu o compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em atitude que surpreendeu muitos de seus fãs, em fevereiro deste ano, posou nua para a edição 127 da extinta revista Status, poucos meses antes de completar 40 anos de idade.

Lançou em 1987 o disco e o espetáculo Lua de Mel Como o Diabo Gosta, um fracasso de vendas.


 



CD selecões - Novo lançamentos - Extras - Abrir 'insert' em proprio janela

Discografia, Videos & Livros

Clique aqui por Novo lançamentos e CDs mais vendidos


 DVD

Gal Costa   
GAL COSTA CANTA TOM JOBIM AO VIVO (2000)  - DVD
BMG

1.  Fotografia (Tom Jobim)
2.  Por causa de você (Dolores Duran - Tom Jobim)
3.  Garota de Ipanema (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
4.  Derradeira primavera (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
5.  Wave (Tom Jobim)
6.  Estrada do sol (Dolores Duran - Tom Jobim)
7.  Brigas nunca mais (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
8.  Discussão (Newton Mendonça - Tom Jobim)
9.  Piano na Mangueira (Chico Buarque - Tom Jobim)
10. Esquecendo você (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
11. Chega de saudade (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
12. Samba do avião (Tom Jobim)
13. Anos dourados (Chico Buarque - Tom Jobim)
14. Desafinado (Newton Mendonça - Tom Jobim)
15. Tema de amor de Gabriela (Tom Jobim)
16. Lígia (Tom Jobim)
17. Janelas abertas (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
18. Corcovado (Tom Jobim)
19. Bonita (Ray Gilbert - Tom Jobim)
20. Triste (Tom Jobim)
21. Chovendo na roseira (Tom Jobim)
22. Falando de amor (Tom Jobim)
23. A felicidade (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
24. Frevo (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
25. Se todos fossem iguais a você (Vinicius de Moraes - Tom Jobim)
 

 


 Discografia
Gal Costa   
HOJE (2005)  - CD
Trama

1.  Mar e Sol
2.  Voyeur
3.  Pra que Cantar
4.  Te Adorar
5.  Santana
6.  Hoje
7.  Jurei
8.  Logus-Pé
9.  Luto
10. Nada a Ver
11. Os Dois
12. Sexo e Luz
13. Embebedado
14. Um Passo à Frente
 

 


Gal Costa   
TODAS AS COISAS E EU (2003)  - CD
Indie Records

1.  Linda Flor (Yayá) (Ai, Yoyô)
2.  Sábado Em Copacabana/Copacabana
3.  Nossos Momentos
4.  Pra Machucar Meu Coração
5.  Dono Dos Teus Olhos
6.  Brigas
7.  Fim De Caso
8.  Nervos De Aço
9.  Alguém Como Tu
10. Ave-Maria No Morro
11. Chora Tua Tristeza
12. Kalu
13. Folhas Secas
14. E Daí? (Proibição Inputil E Ilegal)
15. O Orvalho Vem Caindo/Fita Amarela/Até Amanhã
 

 


Gal Costa   
GAL BOSSA TROPICAL (2002)  - CD
Abril Music/MZA Music 2407000-2

1.  Socorro (Alice Ruiz - Arnaldo Antunes)
2.  The fool on the hill (John Lennon - Paul McCartney)
3.  Onde Deus possa me ouvir (Vander Lee)
4.  Mulher (sexo frágil) (Narinha - Erasmo Carlos)
5.  Quando eu fecho os olhos (Carlos Rennó - Chico César )
6.  Desde que o samba é samba (Caetano Veloso)
7.  Epitáfio (Sérgio Britto)
8.  As time goes by (Herman Hupfeld)
9.  Ovelha negra (Rita Lee)
10. Marcianita (Vrs. Fernando César - José Imperatore Marcone - Galvarino Villota Alderete)
11. O amor em paz (V. de Moraes - A.C. Jobim)
12. Cada macaco no seu galho (Riachão)
 

 


Gal Costa   
DE TANTOS AMORES (2001)  - CD
BMG Brasil 74321842582

1.  Outra vez (Isolda)
2.  A última estrofe (Cândido das Neves "Índio")
3.  Que pena (Ela já não gosta mais de mim) (Jorge Ben)
4.  Dama sofisticada (Irving Mills - Duke Ellington - Mitchell Parish - Vrs. Geraldo Carneiro)
5.  Folhetim (Chico Buarque)
6.  Contigo aprendi (Armando Manzanero - Vrs. Geraldo Carneiro)
7.  Índia (M. O. Guerrero - J. A. Flores - Vrs. José Fortuna)
8.  Abandono (Caetano Veloso)
9.  Que maravilha (Jorge Ben - Toquinho)
10. Apaixonada (Nelson Motta - Ed Motta)
11. O amor (Ney Costa Santos - Caetano Veloso)
12. Força estranha (Caetano Veloso)
13. Caminhos do mar (Dudu Falcão - Danilo Caymmi - Dorival Caymmi)
 

 


 

 


 
 


 
 


Gal Costa   
MINA D'ÁGUA DO MEU CANTO (1995)  - CD
BMG Ariola 7432126323 2

1.  Odara (Caetano Veloso)
2.  Atrás da porta (Chico Buarque - Francis Hime)
3.  Morena dos olhos d'água (Chico Buarque)
4.  Como um samba de adeus (Caetano Veloso - Chico Buarque)
5.  Cajuína (Caetano Veloso)
6.  Milagres do povo (Caetano Veloso)
7.  O ciúme (Caetano Veloso)
8.  O quereres (Caetano Veloso)
9.  A Rita (Chico Buarque)
10. As vitrines (Chico Buarque)
11. Quem te viu quem te vê (Chico Buarque)
12. Futuros amantes (Chico Buarque)
13. Samba do grande amor (Chico Buarque)
14. Lindeza (Caetano Veloso)
15. Desalento (Chico Buarque - Vinicius de Moraes)
16. Pelos olhos (Caetano Veloso)
17. Língua (Caetano Veloso)
 

 


 

 


GAL (1992)  - CD
 
 


Gal Costa   
 

 


 
 


BEM BOM (1985)  - CD/Vinil
RCA Victor 110.0025

1.  Sorte (Celso Fonseca - Ronaldo Bastos) Participação: Caetano Veloso
2.  Último blues (Chico Buarque)
3.  Um dia de Domingo (Paulo Massadas - Michael Sullivan) Participação: Tim Maia
4.  Acende o crepúsculo (Marina Lima - Antônio Cícero)
5.  Muito por demais (Gonzaguinha)
6.  Romance (Djavan)
7.  Musa de qualquer estação (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
8.  Bem-bom (Carlos Rennó - Arrigo Barnabé - Eduardo Gudin)
9.  Todo amor que houver nessa vida (Roberto Frejat - Cazuza)
10. Quem perguntou por mim (Milton Nascimento - Fernando Brant)
11. De volta ao futuro (Ricardo Cristaldi - Waly Salomão)
 
 


Gal Costa   
PROFANA (1984)  - CD/Vinil
 

 


BABY GAL (1983)  - CD/Vinil
 
 


MINHA VOZ (1982)  - CD/Vinil
Polygram 6328 523

1.  Minha voz, minha vida (Caetano Veloso)
2.  Azul (Djavan)
3.  Musa cabocla (Gilberto Gil - Waly Salomão)
4.  Dom de iludir (Caetano Veloso)
5.  Solar (Milton Nascimento - Fernando Brant) Participação: Roupa Nova
6.  Borzeguim (Tom Jobim)
7.  Bloco do prazer (Fausto Nilo - Moraes Moreira)
8.  Verbos do amor (Abel Silva - João Donato)
9.  Luz do Sol (Caetano Veloso)
10. Pegando fogo (Francisco Mattoso - José Maria de Abreu)
11. Groupie (Beti Niemeyer) Participação: Caetano Veloso / Chico Buarque / Gilberto Gil / Rita Lee
 
 


FANTASIA (1981)  - CD/Vinil
 
 


AQUARELA DO BRASIL (1980)  - CD/Vinil
Polygram 6485 216

1.  É luxo só (Ary Barroso - Luiz Peixoto)
2.  Já era tempo (Ary Barroso - Vinicius de Moraes)
3.  Camisa amarela (Ary Barroso)
4.  Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso)
5.  Folha morta (Ary Barroso)
6.  No tabuleiro da baiana (Ary Barroso) Participação: Caetano Veloso
7.  Jogada pelo mundo (Ary Barroso)
8.  Inquietação (Ary Barroso)
9.  Tu (Ary Barroso)
10. Faceira (Ary Barroso)
11. Novo amor (Ary Barroso)
12. Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
 
 


GAL TROPICAL (1979)  - CD/Vinil
Polygram 6349 412

1.  Samba rasgado (W.Falcão - Portello Juno)
2.  Noites Cariocas (Hermínio Bello de Carvalho - Jacob do Bandolim)
3.  Índia (Guerrero -
 
 


Gal Costa   
ÁGUA VIVA (1978)  - CD/Vinil
Phonogram 6349 394

1.  Olhos verdes (Vicente Paiva)
2.  Folhetim (Chico Buarque)
3.  De onde vem o baião (Gilberto Gil)
4.  O bem do mar (Dorival Caymmi)
5.  Mãe (Caetano Veloso)
6.  Vida de artista (Abel Silva - Sueli Costa)
7.  Paula e Bebeto (Caetano Veloso - Milton Nascimento)
8.  A mulher (Caetano Veloso)
9.  Pois é (Chico Buarque - Tom Jobim)
10. Qual é baiana? (Moacyr Albuquerque - Caetano Veloso)
11. Cadê (Ruy Guerra - Milton Nascimento)
12. O gosto do amor (Gonzaguinha) Participação: Gonzaguinha
 

 


CARAS E BOCAS (1977)  - CD/Vinil
 
 


GAL CANTA CAYMMI (1976)  - CD/Vinil
Phonogram 6349 174

1.  Vatapá (Dorival Caymmi)
2.  Festa de rua (Dorival Caymmi)
3.  Nem eu (Dorival Caymmi)
4.  Pescaria (Canoeiro) (Dorival Caymmi)
5.  O vento (Dorival Caymmi)
6.  Rainha do mar (Dorival Caymmi)
7.  Só louco (Dorival Caymmi)
8.  São Salvador (Dorival Caymmi)
9.  Peguei um Ita no norte (Dorival Caymmi)
10. Dois de fevereiro (Dorival Caymmi)
 
 

DOCES BÁRBAROS - CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, GAL COSTA e MARIA BETHÂNIA (1976)  - CD/Vinil
Phonogram 6349 307/8
Caetano Veloso / Gal Costa / Gilberto Gil / Maria Bethânia
 
DISCO 1
1.  Os mais Doces Bárbaros (Caetano Veloso)
2.  Fé cega faca amolada (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos)
3.  Atiraste uma pedra (Herivelto Martins - David Nasser)
4.  Pássaro proibido (Caetano Veloso - Maria Bethânia)
5.  Chuckberry fields forever (Gilberto Gil)
6.  Gênesis (Caetano Veloso)
7.  Tarasca guidon (Waly Salomão)
DISCO 2
1.  Eu e ela estávamos ali encostados na parede (Gilberto Gil)
2.  Esotérico (Gilberto Gil)
3.  Eu te amo (Caetano Veloso)
4.  O seu amor (Gilberto Gil)
5.  Quando (Caetano Veloso - Gal Costa - Gilberto Gil)
6.  Pé quente, cabeça fria (Gilberto Gil)
7.  Peixe (Caetano Veloso)
8.  Um índio (Caetano Veloso)
9.  São João, Xangô menino (Caetano Veloso - Gilberto Gil)
10. Nós, por exemplo (Gilberto Gil)
11. Os mais Doces Bárbaros (Caetano Veloso)
 
 


Gal Costa   
TEMPORADA DE VERÃO - CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL e GAL COSTA (1974)  - CD/Vinil
Phonogram 6349 108

Caetano Veloso / Gal Costa / Gilberto Gi
l


1.  Quem nasceu (Péricles Cavalcanti)Interpretação: Gal Costa
2.  De noite na cama (Caetano Veloso)Interpretação: Caetano Veloso
3.  O conteúdo (Caetano Veloso)Interpretação: Caetano Veloso
4.  Terremoto (Paulo César Pinheiro - João Donato)Interpretação: Gilberto Gil
5.  O relógio quebrou (Jorge Mautner)Interpretação: Gilberto Gil
6.  O sonho acabou (Gilberto Gil)Interpretação: Gilberto Gil
7.  Cantiga do sapo (Buco do Pandeiro - Jackson do Pandeiro)Interpretação: Gilberto Gil
8.  Acontece (Cartola)Interpretação: Gal Costa
9.  Felicidade (Felicidade foi embora) (Lupicínio Rodrigues)Interpretação: Caetano Veloso
 

 


CANTAR (1974)  - CD/Vinil
 
 


ÍNDIA (1973)  - CD/Vinil
 
 

 
 


LEGAL (1970)  - CD/Vinil
 
 


GAL COSTA (1969)  - CD/Vinil
 
 


GAL COSTA (1968)  - CD/Vinil
 
 


Gal Costa   
DOMINGO - CAETANO VELOSO e GAL COSTA (1967)  - CD/Vinil
Philips P 765.007 P

    1.  Coração vagabundo (Caetano Veloso)
    2.  Onde eu nasci passa um rio (Caetano Veloso)
    3.  Avarandado (Caetano Veloso)
    4.  Um dia (Caetano Veloso)
    5.  Domingo (Caetano Veloso)
    6.  Nenhuma dor (Caetano Veloso)
    7.  Candeias (Edu Lobo)
    8.  Remelexo (Caetano Veloso)
    9.  Minha senhora (Gilberto Gil - Torquato Neto)
    10. Quem me dera
    11. Maria Joana (Sidney Miller)
    12. Zabele (Gilberto Gil - Torquato Neto)
 

 


 Extras
Gal Costa   
 

 


Gal Costa   
 

 


Gal Costa   
 

 


Gal Costa   
 

 


Gal Costa   
 

 


 
 


Gal Costa   
 

 


 Compilações
 
 



 Participações especias



Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures