Fernando Sodré

Videos - Fernando Sodré

International
Shops

search for music by Fernando Sodré at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Fernando Sodré

pesquisa  Fernando Sodré

DVDs
Fernando SodréFernando Sodré -  Nasceu


Fernando Sodré

Fernando Sodré
Nascido - 1979 Belo Horizonte, MG

Biografia

Músico. (vila de 10 cordas).
Em parceria com a Hootz Lutheria criou o instrumento "Viola de 14 cordas".
Atuou como colunista da revista "Viola Caipira".

Discografia

  • () 2006 Fernando Sodré - Independente - CD
  • () 2007 Rio de contraste - Independente - CD
  • Fernando Sodré - Viola de Ponta cabeça (2013)

    Terceiro e mais ousado trabalho do violeiro belo-horizontino Fernando Sodré, o disco 'Viola de ponta cabeça' coloca o instrumento no centro de formação tipicamente jazzística, mostrando seu potencial em projetos instrumentais e consolidando mais um capítulo na renovação pela qual as 10 cordas caipiras vêm passando nos últimos anos.

    “Já vinha fazendo isso com a viola, mas não com músicas de outros compositores. Há também maior improvisação, deixando o disco livre para criarmos arranjos. As harmonias são mais trabalhadas e modernas, o que é incomum no universo da viola, instrumento projetado para tocar música caipira. Fora disso, é preciso desbravar outras técnicas, acordes e fraseados, o que exige muita ginástica e estudo, pois sai do que estamos acostumados”, explica Fernando.

    Das 10 músicas que compõem o álbum, três foram escritas por ele: 'Viola de ponta cabeça', 'Chamaminas' e 'Sagarana'. Na faixa-título, por exemplo, a viola soa com timbre inconfundível e bem adaptada ao formato de quarteto instrumental, com Fernando executando trechos de dificuldade técnica considerável. Já em 'Sagarana' e em 'Chamaminas' impressionam o solo de viola e o casamento entre ela e a gaita do convidado Gabriel Grossi, respectivamente.

    CORDAS 'Viola de ponta cabeça' foi gravado ao vivo no estúdio Bemol, em Belo Horizonte, em setembro passado. Foram três dias de ensaio, uma semana de gravação e, no máximo, dois takes de cada faixa. A direção musical do trabalho é do próprio violeiro em quase todas as faixas. O disco foi todo gravado com uma viola de 10 cordas tradicional, não a viola de 14 cordas que Fernando usou em seu disco anterior, 'Rio de contrastes' (2007).

    “Quis explorar o instrumento do jeito que ele é, sem recursos extras. Um desafio mesmo, de mostrar que dá para fazer algo diferente com a viola de 10 cordas. Criar acordes e fazer harmonias seria mais fácil com a de 14”, justifica Fernando.
    *por Eduardo Tristão Girão - EM Cultura


    Faixas:
    01 - Viola de Ponta Cabeça - Fernando Sodré
    02 - Chamaminas - Fernando Sodré
    03 - Passarim - Tom Jobim
    04 - Sagarana - Fernando Sodré
    05 - Lamentos do Morro - Garoto
    06 - Party In Olinda - Toninho Horta
    07 - Interrogando - João Pernambuco
    08 - Tão Bosco - Enéias Xavier
    09 - Samba do Avião - Tom Jobim
    10 - Ponteio - Edu Lobo e Capinan

    Marcadores: Fernando Sodré, Regional

    Fernando Sodré – Fernando Sodré (2006)

    Aos 33 anos de idade, Fernando Sodré e reconhecido como um dos mais importantes representantes da viola caipira instrumental, buscando neste instrumento tradicional novos caminhos e experimentos sonoros que surpreendem seus ouvintes. Sodré inovou, em parceria com a Hootz Lutheria, na criação da viola de 14 cordas, um instrumento único, com maior extensão harmônica e um timbre bastante surpreendente.
    A fórmula de sucesso deste trabalho é a mistura da sonoridade peculiar da viola caipira com a forma engenhosa que o artista toca o instrumento, alcançando uma roupagem fora do habitual.
    O premiado Fernando Sodré está se destacando nacionalmente não só pela originalidade em seu trabalho, mas também pela sua eximia habilidade em tocar a viola.
    Influenciado por grandes nomes brasileiros como Tom Jobim, Raphael Rabelo e Milton Nascimento e por artistas internacionais como Pat Metheny e Paco Del Lucia.
    Em 2006 lançou seu primeiro CD independente com composições próprias, parcerias e releituras.



    Faixas
    01 - Utópica ( Fernando Sodré / Rafa Duarte / João Gualberto Jr.)
    02 - Calangada ( Fernando Sodré / Rafa Duarte / João Gualberto Jr.)
    03 - Graúna ( João Pernambuco)
    04 - Brasil Sertão ( Chico Lobo)
    05 - Mar E Mãe ( Fernando Sodré / Rafa Duarte / João Gualberto Jr.)
    06 - Flamenco ( Júlio César)
    07 - Outra Profissão De Fé ( Cobra Coral) ( Fernando Sodré / Rafa Duarte / João Gualberto Jr.)
    08 - Revoluções De Fausto(Rafa Duarte / João Gualberto Jr.)
    09 - O Vôo Da Mosca ( Jacob do Bandolim)
    10 - Valsabiá ( Fernando Sodré / João Gualberto Jr.)
    Marcadores: Fernando Sodré, Regional

    Fernando Sodré - Rio de Contrastes (2008)

    Um dos mais talentosos violeiros mineiros, o jovem Fernando Sodré retoma suas raízes instrumentais em Rio de contrastes, seu segundo disco. Enquanto no trabalho de estréia, Fernando Sodré, o artista dedicou mais da metade do repertório às canções, no atual ele se cercou de músicos experientes para testar seus temas numa formação incomum para a viola caipira: baixo fretless, bateria, violão e gaita. Sem letras. O álbum conta com brilho extra dado por convidado especial, o bandolinista carioca Hamilton de' Holanda. E vem turnê por aí, incluindo um giro pelo exterior. Com direção e produção de Daniel Santiago, violonista, compositor e arranjador que participou das gravações, o disco de Sodré foi gravado em setembro passado, no Rio de Janeiro. Thiago do Espírito Santo (baixo fretless), Márcio Bahia (bateria) e Gabriel Grossi (gaita) completaram o time.

    Das nove faixas, Fernando Sodré assina sete. O músico Rafa Duarte e o jornalista João Gualberto Jr. são seus parceiros mais constantes em Rio de contrastes. "Rafa é um garoto prodígio, é multiinstrumentista. João é letrista, grande parceiro", elogia. Os dois amigos do violeiro escreveram Revoluções de Fausto, enquanto Daniel Santiago e Yamandu Costa fizeram Minas do Sul. "É difícil dizer que som é esse. Não compus essas músicas pensando nessa formação. Caracterizaria como música brasileira com influências da música mineira, do choro e um pouco de jazz. As harmonias usadas nesse disco estão ligadas ao jazz, mas um jazz bem brazuca. Música mineira e choro são as minhas maiores influências. Clube da Esquina e, principalmente, Milton Nascimento", afirma.
    Por Eduardo Girão Tristão



    Faixas
    01 - Calangada – Fernando Sodré, Rafa Duarte e João Gualberto Jr.
    02 - Bucãina – Fernando Sodré
    03 - Minas do Sul – Daniel Santiago e Yamandú Costa
    04 - Mar e Mãe – Fernando Sodré, Rafa Duarte e João Gualberto Jr.
    05 - Utópica – Fernando Sodré, Rafa Duarte e João Gualberto Jr.
    06 - Revelações de Fausto – Rafa Duarte e João Gualberto Jr.
    07 - Despedida – Fernando Sodré
    08 - Baião Quebrado – Fernando Sodré
    09 - Rio de Contrastes – Fernando Sodré e Rafa Duarte
    Marcadores: Fernando Sodré, Regional


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures