Déa Trancoso

Videos - Déa Trancoso

International
Shops

search for music by Déa Trancoso at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Déa Trancoso

pesquisa  Déa Trancoso

DVDs
Déa TrancosoDéa Trancoso -  Nasceu


Déa Trancoso

Alcidéia Margareth Rocha Trancoso
Nascido - 27/3/1964 Almenara, MG

Biografia

Cantora. Pesquisadora. Produtora. Filha de seresteiros, demonstrou, ainda menina, vocação e talento para a música. Sua infância teve forte presença do rádio, em que ouvia de tudo: João Nogueira, Orlando Silva,

Nelson Gonçalves, Clara Nunes, Inezita Barroso, Clementina de Jesus, Cascatinha e Inhana, e tantos outros. Recebeu também remdad -->

Composição

  • Bandeira do Rosário
  • Leandro e Leonardo
  • Mestre Bom Floral
  • Reza de Folia (com Chico Lobo)
  • Discografia

  • (2012) Flor do Jequi - CD
  • (2011) Serendipity - CD
  • (2008) Participação em Chill: Brazil 5 • Warner Music. CD
  • (2006) Tum Tum Tum • Tum Tum Tum Discos CD
  • (2005) ABC da MPB • Editora Paulus)
  • (2004) O Violeiro e a Cantora • (Independente) CD
  • Déa Trancoso – Serendipity (2011)

    O primeiro álbum de Déa Trancoso, Tum tum tum, lançado em 2006, era um mergulho nas tradições de uma região, o Vale do Jequitinhonha, de onde ela veio. Uma música que se afirmava e construía sua ligação com o ouvinte a partir de características absolutamente regionais: catimbós, folias de reis, cocos, batucões, acalantos, lundus. Música regional, música brasileira, com toda a largueza de dimensões que isto acarreta.

    O segundo álbum chama-se Serendipity, neologismo inglês com o significado aproximado do título deste artigo, o que já é a indicação de uma mudança. E os avisos e diferenças se sucedem: logo na abertura, Déa canta: Eu mudei, até a voz eu mudei. A canção seguinte é um blues, nada mais, nada menos. E, contraste dos contrastes, o álbum seguinte a um chamado Tum tum tum não tem percussão. Nem uma sequer. Ao contrário, à primeira escuta, soa como um álbum voz e violão.

    (A propósito, o álbum pode ser ouvido online aqui: http://deatrancoso.tnb.art.br/.
    Recomendo ler o artigo com as referências da música, fica muito mais interessante.)

    Então possivelmente o leitor espera a frase de alívio: mas as diferenças param por aí. Mas a maior diferença ainda não foi dita, e é a fundamental: Onde Tum tum tum era um álbum de pesquisa (mas também vivência, e muito), Serendipity é autoral. E a partir deste dado é que é possível, por assim dizer, reconstruir a sua escuta, sob novas expectativas.

    Serendipity é Tum tum tum em movimento ora centrípeto, ora centrífugo. Déa, que antes cantava o lugar em volta de si, agora canta o lugar dentro de si. Tudo é profundamente pessoal, a delicadeza que já transparecia (a percussão de tum tum tum era sempre delicada, mesmo sem perder a força) agora é explícita na escolha do repertório, quase que apenas de cordas dedilhadas – violões, viola, banjo, sitar, ukulele, guitarra.

    E então, a partir da escolha da sonoridade instrumental dentro das sutilezas das cordas dedilhadas, vindas de diversas tradições, transparece um estado de alma – mas também um sotaque, que agora não é mais apenas do Vale do Jequitinhonha, mas pode ser de qualquer lugar.

    E então é possível entender a presença não só de um blues no repertório – caso de Minha voz, mas também de uma espécie de ragga-repente como a canção O corpo, em que numa temática absolutamente pessoal, se harmonizam tradições musicais e sonoridades díspares, com um resultado quase impressionista.

    Então, Serendipity, abrindo os braços para o mundo, o faz de forma totalmente intimista. Egberto Gismonti disse a Déa que Serendipity aparenta depoimento da alma.

    Me faz um bem danado saber que você segue expondo sua decisão e vontade; me faz feliz sentir nas músicas a sua voz casada com a MÚSICA que te achou e adotou. Antes você “adotava ELA”, como fez no TUM TUM TUM, no Violeiro e a Cantora, e outros. ELA te achou; agora é você a responsável em GUARDÁ-LA bonita como ela se deu a você. 
    * por Túlio Villaça



    Faixas
    01 – Água Serenada – Déa Trancoso
    02 – Minha Voz - Déa Trancoso
    03 – Bem - Déa Trancoso
    04 – Oferenda - Déa Trancoso
    05 – Pra Tavinho - Déa Trancoso
    06 – Bordado – Chico César e Déa Trancoso
    07 – Meu Colo, tua Casa – Badi Assad e Déa Trancoso
    08 – Obikawa - Déa Trancoso
    09 – Gismontiana 2 - Déa Trancoso
    10 – Corpo - Déa Trancoso
    11 – Castiça - Déa Trancoso
    12 – Rapsani - Déa Trancoso
    13 – Sansara - Déa Trancoso
    14 – Serendipity – Rogério Delayon e Déa Trancoso 2 comentários:
    Marcadores: Déa Trancoso, Regional


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures