Cinco Rios

Videos - Cinco Rios

International
Shops

search for music by Cinco Rios at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Cinco Rios

pesquisa  Cinco Rios

DVDs

Cinco RiosCinco Rios -  Nasceu


Cinco Rios – Ecos da Cidade (2006)

Cinza é a cor intermediária entre o branco e preto. Em diversas culturas é a cor associada à tristeza e a temas fúnebres. No senso comum, ao olharmos pela janela e constatarmos o céu cinza, logo lembramos de tempestade, de chuva e de dia nublado. Aqui, em Belo Horizonte, o cinza não é somente uma cor, é também a realização de um sonho e a música de trabalho da banda mineira Cinco Rios.

Formada pelos violonistas e guitarristas João Eduardo e Tiago Capute, pelo baterista Fabrício Galvani, pelo baixista Bruno César e pelo pianista e vocalista Maurício Silva Jr. a banda possui um estilo melancólico e poético, que beira entre a MPB, o pop e o rock. A Cinco Rios, na visão dos integrantes da banda, é uma confluência de vários estilos musicais, experiências pessoais e tem diversas influências como Radiohead, Nick Cave, REM, Coldplay, Wilco, Legião Urbana e Los Hermanos.

"Ecos da cidade" é o nome do álbum de estréia da Cinco Rios que nasceu há cerca de cinco anos. Realizado no estúdio Casa Antiga, o disco de estréia conta com 13 faixas. As canções do álbum revelam a sonoridade melancólica e, ao mesmo tempo, um som mais urbano característico da banda. Ao ouvir o som deles, temos a sensação de transitar entre os relato das angústias e esperanças da vida nos grandes centros -, e o tom soturno de guitarras, violões, baixo e piano devidamente afinados com os "ecos da cidade".


Faixas
01 - Contracanto - Maurício
02 - Cinza - Maurício/ João
03 - A Cidade Cai - João )
04 - Murmúrio - João/ André/ Maurício/ Fabrício
05 - Canção de Ninar - João
06 - Distantes - João
07 - A Volta - João
08 - Letra - Cinco Rios
09 - Letra por Letra - João
10 - Sede  -João
11 - Novembro - João
12 - A Prisão - João
13 - Vem a Chuva... - João
Marcadores: Cinco Rios, Rock

Cinco Rios - Todas as Janelas do Dia (2011)

"Abro a janela da frente: o dia começa aqui, no resto do meu café".
Um dia, Cinco Rios
De dentro de casa, o mundo sempre parece distante. Paredes e portas determinam o limite da nossa intimidade, onde só deixamos entrar aqueles que queremos. A janela é o meio de um contato com o exterior que permite que vejamos sem nos expormos totalmente. É possível se esgueirar e tentar, de fora, prescrutar o que acontece dentro de uma casa estranha, mas a cena que se vê será sempre um recorte mínimo do universo que existe ali. Uma briga, uma comemoração, uma conversa alegre, um carinho, um choro solitário... Mas é somente para quem vive ali dentro que um mosaico de todas esses e mais outros inúmeros momentos compõem o quadro da existência singular humana.

Da mesma forma, de dentro desse universo, o mundo, a cidade é vista como uma ressonância do que vai ali. Porque não existe objetividade absoluta enquanto nós estamos imersos num mar de sentimentos impossível de ser completamente abarcado. E são esses sentimentos que nos direcionam na leitura, sempre singular, do mundo.

É assim que eu traduzo a experiência da audição do novo álbum da banda Cinco Rios, Todas as janelas do dia. Um trabalho que compõe um mosaico de emoções tão humanas, tão reais, que podem ressoar em qualquer um. As músicas, que aparentemente são janelas muito diferentes umas das outras - umas que dão para o burburinho da rua, outras que dão para a escada de incêndio, para uma fuga rápida - são pequenas cenas de uma vida que pode ser a minha. Cada composição, assinada por diferentes músicos da banda, traz uma singularidade de arranjos, de melodias, de timbres instrumentais e vocais, de letras, de ideias que, juntas, refletem uma construção muito maior, onde o teatro da vida é recriado.

Ou, como o nome da banda sugere, onde acontece a confluência das cinco individualidades que integram a banda. Maurício e João dividem os vocais principais, alternando, de forma inteligente e prazerosa, doçura e força, alegria e desespero, tristeza e raiva. A bateria precisa do Fabrício, as linhas de baixo bastante melódicas do Bruno e os violões e guitarras-base do João são um alicerce firme onde se erguem os belíssimos pianos e teclados do Maurício e a guitarra sempre surpreendente e marcante do Capute. É desse conjunto, bem construído, que podemos revisitar nossa própria intimidade ou olhar o mundo que se apresenta diante da nossa janela.

Neste trabalho, a banda logrou aquela unidade que todas as bandas procuram para seus álbuns, coisa difícil de se alcançar. Todas as janelas do dia é um álbum equilibrado, coeso, sem ser tematicamente pobre. A melancolia de "Cinza", do álbum Ecos da cidade não se perdeu, está em "Vê", faixa que abre o álbum, assim como na belíssima "Noir", de veia jazzística. No entanto, a raiva e a angústia de "Letra por letra", também do álbum anterior, foi potencializada em "A hora fria" - minha predileta! -, "Um dia" e "O Náufrago", esta última com um fim arrebatador: gritos, distorção e um trecho final de arrepiar. Para contrabalançar, "Manhã veloz" - música já anteriormente divulgada - traz uma leveza e um lirismo que realmente emocionam.

Não vou abrir todas as janelas agora. Mas gostaria de dar um destaque ao excelente trabalho de produção musical do Fabrício Galvani, baterista da banda. Gravado em fita magnética, como nos velhos tempos!, o som trouxe à frente a naturalidade e a humanidade da execução musical. A mim, muito me agrada escutar o pedal do piano acústico, a percussão da palheta sobre as cordas, um bumbo de bateria quase tão natural quanto ao vivo.

Todas as janelas do dia, da banda Cinco Rios, é essa janela aberta que permite iluminar o interior e de onde nós podemos olhar o exterior. Não deixe de escutar.
Por Leonardo Ramos


Faixas
01 – Vê – Mauricio Guilherme
02 – Saga - Mauricio Guilherme
03 – A Hora Fria – João Eduardo
04 – Volta pra Casa - João Eduardo
05 – Manhã Veloz – Tiago Capute e Mauricio Guilherme
06 – O Mundo Cala - Tiago Capute e João Eduardo
07 – Ao Sol - Mauricio Guilherme
08 – Noir - Tiago Capute e Mauricio Guilherme
09 – Ver o dia Passar – João Eduardo, Mauricio Guilherme e Fabricio Galvani
10 – Um Dia - Tiago Capute e João Eduardo
11 – O Naufrago - João Eduardo, Fabricio Galvani e Tiago Capute
12 – O Quarto Vazio - João Eduardo
Marcadores: Cinco Rios, Rock
Disponivel  - A musica que vem de Minas


Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures