Cazuza |
Videos
- Cazuza International Shops search for music by Cazuza at amazon search for rare music at Music Stack Links: Cazuza Barão Vermelho |
|
Cazuza Agenor de Miranda Araújo Neto Nascido - 4/4/1958 Rio de Janeiro, RJ Morto - 7/7/1990 Rio de Janeiro, RJ Ver tambem: Barão Vermelho Biografia Cantor. Compositor. Poeta.Letrista. Filho do produtor e diretor da gravadora Som Livre João Araújo e de Maria Lúcia Araújo (Lucinha Araújo). Foi criado no bairro de Ipanema e estudou no Colégio Santo Inácio, um dos mais tradicionais da cidade. Posteriormente, já frequentando o Baixo Leblon (ponto de encontro de artistas e intelectuais no Rio remdad --> Composição Azul e amarelo (com Lobão e Cartola) Baby lonest (com Ledusha e Bernardo Vilhena) Baby suporte (com Barros, Pequinho e Ezequiel) Bete balanço (com Frejat) Boas novas Bruma (com Arnaldo Brandão) Discografia (2005) Cazuza - o poeta está vivo • Som Livre CD (1991) Cazuza por aí • PolyGram LP (1990) Songbook Cazuza • Lumiar Discos CD (1989) Burguesia • PolyGram LP (1988) Ideologia • PolyGram LP (1988) O tempo não pára • PolyGram LP Shows Rock In Rio, RJ, Show Só se for a dois. Teatro Ipanema, RJ, O tempo não pára. Canecão, RJ. Bibliografia ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006. ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997. ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 2003. ALEXANDRE, Ricardo. Dias de Luta - O Rock e o Brasil dos Anos 80. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Arquipélogo Editorial Ltda, 2ª ed., 2013. AMARAL, Beatriz Helena Ramos. Cássia Eller - Canção na voz do fogo. Escrituras Editora, 2002, SP. AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora. 3ª ed. EAS Editora, 2014. Cazuza - Nasceu - 4/4/1958 Faleceu - 7/7/1990 vocalista da banda de rock Barão Vermelho , que se tornou rapidamente uma das maiores da década, em parte graças às composições de Cazuza. Deixa-se do Barão Vermelho em 1985 por carreira solo. O primeiro artista brasileiro a divulgar que tinha Aids. O Maiores sucessos foram "Ideologia", "Brasil", "Exagerado", "Burguesia" e "Faz Parte do Meu Show" Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 - Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um compositor e cantor brasileiro. Filho do produtor fonográfico João Araújo e da dona-de-casa Maria Lúcia Araújo, Cazuza sempre teve contato com a música, influenciado desde pequeno pelos fortes valores da música brasileira, ele tinha preferência pelas músicas dramáticas e melancólicas, como as deCartola, Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, e Maysa. Ele começou a escrever letras e poemas por volta de 1965. Em 1974, tirando férias em Londres conhece as músicas de Led Zeppelin, Janis Joplin, e dos Rolling Stones, e logo tornou-se um grande fã. Cazuza entrou na Universidade em 1978, mas abandonou o curso de jornalismo três semanas depois, para trabalhar com seu pai naSom Livre. Em 1980 ele retornou ao Rio de Janeiro, onde trabalhou com o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Lá, foi observado pelo então novato cantor/compositor Léo Jaimeque o apresentou a uma banda de rock que procurava por um vocalista, o Barão Vermelho. Com o Barão Vermelho, que fez grande sucesso com a música Bete Balanço, Cazuza iniciou sua carreira de cantor. Em 1985, Cazuza se apresentou noRock in Rio com o Barão Vermelho. Nesse período Caetano Veloso declarou que Cazuza era o grande poeta de sua geração. Foi nesse mesmo ano que Cazuza foi infectado pelo vírus da AIDS, precipitando seu desejo em deixar a banda a fim de ter liberdade para compor e se expressar, musicalmente e poeticamente. Carreira solo A partir dessa separação, Cazuza começa a diversificar sua produção, incorporando de maneira mais marcante elementos do Blues, como em "Blues da Piedade", "Só as mães são felizes" e "Balada do Esplanada" (baseada em poesia homônima de Oswald de Andrade), letras mais intimistas, como em "Só se for a Dois", e influências da música brasileira como em "O Mundo é um Moinho" de Cartola e "Faz Parte do meu Show", "Cavalos Calados" de Raul Seixas e "Essa Cara" de Caetano Veloso. Contrariando a sensação de fracasso que sempre acompanham artistas que abandonam suas bandas de origem para um carreia solo, Cazuza surpreende em seus álbuns solo, dos quais os sucessos de maior repercussão no público foram, sem dúvida, "Exagerado", "O Tempo não Pára" e "Ideologia". Duas características fundamentais de sua obra, especialmente no período solo, são: * uma postura ativa frente a vida, não apenas recebendo, descrevendo e sofrendo com seus acontecimentos mas se posicionando frente a eles (ao contrário de vários artistas do mesmo período com um espírito mais romântico), fossem de fundo sentimental (vide "Obrigado", "O Mundo é um Moinho", "Exagerado") ou político (vide "Burguesia"); * intimismo e individualismo, no sentido de não se expressar em função ou considerando outros além de seu parceiro mas sim em função das suas crenças, vontades e impressões (essa postura fica muito clara quando notamos que Cazuza raramente usa nós em suas músicas para designar algum grupo ou conjunto de pessoas); A sua luta contra o HIV que veio de seu estilo de vida, acabou com este e trouxe o fantasma da morte para perto dele. Em apenas 8 anos de carreira, Cazuza nos deixou 222 músicas gravadas, mais 60 inéditas, 34 para outros ínterpretes. Son of the phonographic producer João Araújo and the amateur singer Maria Lúcia Araújo, Cazuza always had close contact with music. Influenced since early childhood by the strong values of Brazilian music, he had a special preference for the sad, dramatic overtones of Cartola, Lupicínio Rodrigues, Dolores Durán, and Maysa. He began to write lyrics and poems around 1965. In late 1974, a vacation in London, England, acquainted him with the music of Led Zeppelin, Janis Joplin, and the Rolling Stones, and he soon became a great fan. Cazuza enrolled in college in 1978, but abandoned the course of journalism three weeks later to work with his father at Som Livre. He moved later to San Francisco, where he came in contact with beat literature, becoming highly influenced by it. In 1980 he returned to Rio, where he worked with the theatrical group Asdrúbal Trouxe o Trombone (Asdrúbal Brought the Trombone). There he was noticed by the novice singer/composer Leo Jayme, who introduced him to a beginning rock band that needed a vocalist, the Barão Vermelho. With this very successful eighties Brazilian rock band, who had their greatest success with Bete Balanço, a song that was part of the soundtrack of a film, Cazuza began his career as a singer. In 1985, Cazuza took part in Rock in Rio with Barão Vermelho, and around this time, Caetano Veloso claimed he was the greatest Brazilian poet of his generation. It was also in this same year that Cazuza was infected with the AIDS virus, precipitating his desire to leave the band in order to obtain a greater freedom in composition and expression, both musically and lyrically. After he left the band, Cazuza's music began to diversify, incorporating elements of the blues in songs such as Blues da Piedade (Blues of Compassion), Só as mães são felizes (Only Mothers Are Happy) and Balada da Esplanada (Ballad of the Esplanade), which was based on a poem of the same name by Oswald de Andrade, showcasing increasingly intimate lyrics, like those in Só se for a Dois (Only If It Will Be Two), as well as opening itself up to influences from Brazilian pop music with interpretations of Cartola's O Mundo é um Moinho, Raul Seixas's Cavalos Calados (Silent Horses) and Caetano Veloso's Essa Cara (This Face). Contrary to what usually happens once an artist leaves a band that has made them famous, Cazuza's solo career proved to more successful than that of his formed group. Exagerado (Exaggerated), O Tempo não Pára (Time Doesn't Stop), and Ideologia (Ideology) were his greatest hits and proved to be a great influence on subsequent Brazilian musicians. In 1989, he admitted publicly for the first time that he had AIDS and released his last album: Burguesia. He died in Rio de Janeiro in July 7, 1990 at the age of 32 of an AIDS related illness. In 2004 a biopic film directed by Sandra Werneck called Cazuza - O Tempo Não Pára was released |
videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures |