Catedral

Videos - Catedral

International
Shops

search for music by Catedral at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Catedral

pesquisa  Catedral

DVDs
Catedral -  Banda

Catedral é uma banda brasileira de pop rock formada no Rio de Janeiro em 1987. Começou no mercado gospel e se tornou o grupo mais famoso do segmento. Em 1999 mudou-se para o mercado não religioso.

Integrantes

Kim - vocal e guitarra
Julio - baixo
Guilherme - bateria

Músicos contratados:

Rafael Castilhol - Teclados
Fred Nascimento - Guitarra ( Ex-Legião Urbana e Capial Inicial)
Romário - Negociador

Ex-Integrantes
Glauco Mozart - Teclados
Cézar - Guitarra (morto em acidente automotivo)
Eduardo Lissi - Guitarra (Músico contratado)


A banda foi formada inicialmente pelos três irmãos Kim, Júlio Cézar e Cézar junto com mais dois amigos, Guilherme Morgado e Glauco Mozart, esse último integrante da banda até o terceiro LP (Catedral III). Tiveram sua origem na igreja, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel.

Com menos de um ano de formada, e Júlio tendo apenas 16 anos, lançaram Você pela gravadora Pioneira Evangélica, de Guilherme, que alcançou o disco de ouro vendendo 100.000 cópias. Ao longo dos anos o álbum vendeu cerca de 300.000 cópias, mostrando o potencial da banda. Em 1989 lançaram Aos ouvidos dos sensíveis de coração pela gravadora Doce Harmonia, dessa vez já mostrando muito mais ousadia em suas letras, demonstrando seu descontentamento com as injustiças desse mundo, explicito principalmente na faixa que fecha o trabalho, Mundo vazio, o álbum vendeu aproximadamente 100.000 cópias. Dois anos após a banda voltou a gravar pela Pioneira Evangélica, e lançou seu terceiro trabalho Catedral III, alcançando o disco de platina e ouro com mais de 250.000 cópias vendidas.

Em 1992, com cinco anos de carreira, o Catedral grava seu primeiro álbum ao vivo, mesmo sem muita estrutura, dando à banda seu terceiro disco de ouro e lançando-os definitivamente como a maior banda de rock gospel do Brasil, marcando a primeira apresentação da banda em uma grande casa (Canecão), este álbum intitulado "Catedral 5 anos" vendeu 100.000 cópias.

O último LP pela Pioneira Evangélica veio em 1993. O Está Consumado I e II foi um divisor na carreira da banda, um sucesso de vendas o LP mesmo sendo lançado para o mercado gospel o LP já mostra a vontade de popularização da banda, o álbum alcança o 2º disco de platina com cerca de 250.000 cópias vendidas. Em 1994 o Catedral chega a MK Publicitá para ser o principal artista da maior gravadora gospel na época. No mesmo ano a banda lança seu primeiro álbum pela gravadora sendo o sexto na carreira. Contra todo mal mostra mais uma vez o lado político e critico da banda, com algumas canções trazendo letras fortes e reflexivas, voltadas ao social, como "Rio de Janeiro a dezembro", que demonstra a indignação da banda com a violência na cidade maravilhosa.

Em 1995 a banda lançou seu primeiro grande sucesso pela MK, O sentido, alcançado mais uma vez a marca de 250.000 cópias vendidas, mostrando seu lado popular mesmo estando dentro do mercado gospel. No ano seguinte o Catedral lança mais um álbum muito bem sucedido, Eterno, com músicas românticas, sem deixar de mostrar o lado rock da banda. Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, desta vez com muito mais estrutura. A obra conta com um momento acústico e outro elétrico, e foi gravado no Imperator, uma grande casa de apresentações do Rio de Janeiro, este álbum vendeu quase 300.00 cópias.

Já em 1998 a banda lança o álbum en español, voltado para o mercado latino, um trabalho bastante sucedido nas rádios da América do Sul, principalmente nas argentinas. Ainda em 1998 o Catedral encerra sua marcante presença na MK publicitá com o álbum A revolução que vendeu cerca de 200.000 cópias, o mais popular da banda dentro mercado gospel.

Em 1999 a banda rompe mais uma barreira, retirando o rótulo "gospel" de sua música e assinando contrato com a multinacional Warner Music. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do mercado secular, o Para todo mundo, nome bastante sugestivo para o momento que a banda vivia. Com o álbum a banda começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclipes na MTV, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV.

Em 2001 o Catedral lançou seu primeiro grande sucesso de vendas, Mais do que imaginei, e emplacou um de seus maiores hits, Eu amo mais você, videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações ao VMB da MTV como Banda Revelação, e na principal categoria da premiação, a Escolha da Audiência, que conta com os videoclipes mais votados do ano.

Ainda em 2001 A Banda gerou uma grande Polêmica principalmente entre seu antigo público evangélico ao supostamente dar um entrevista ao site Usina do Som em que entre outras afirmações "pisava" em cima da igreja, dando declarações bombásticas, como a de que a Igreja é Uma M..., O Uso de Sarcasmo contra seu próprio publico, Ou ainda a de que o Inferno seria quentinho e divertido. Embora a Banda Negue veementemente e nada nunca foi provado, Alegando que a divulgação no meio evangélico foi-se dada por grupos que torcem pelo seu fracasso e pessoas que os usaram, Indiretamente se referindo a Arolde de Oliveira e Yvelise de Oliveira, Donos da gravadora MK Music (Á Epoca MK Publicitá), Muitos fãs dos seus tempos da Música Evangélica Indignados, Queimaram CD's da Banda entre outras atitudes revoltadas contra O Grupo. Mas essa "deturpação jornalística maldosa" da qual a Banda foi vítima já foi superada e prevaleceu em relação aos fãs o bom senso que sempre esteve presente na trajetória da Banda. Outro fato relevante foi a participação da banda no programa "Gordo à go-go", apresentado pelo cantor punk metaleiro João Gordo. Nessa ocasião, os integrantes do Catedral foram incentivados a apalparem e darem palmadas nas nádegas da ex-chacrete RITA CADILLAC. Um pouco tímidos no começo, foram "encorajados" pelo apresentador a completarem o ato, alegando que "um tapinha não dói". Isso também foi motivo de descontentamento de muitos fãs, que tinham o grupo como "separado por Deus" para exprimir altos louvores celestiais. A partir desses fatos, as coincidências com o grupo LEGIÃO URBANA estavam completas.

No começo de 2003 a banda lançou seu terceiro e último trabalho pela Warner Music Brasil, 15° Andar, mostrando o amadurecimento da banda, mesclando o rock com as baladas românticas. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV (Tchau e Um minuto), esse último mostrando mais uma vez o lado social da banda, pois o videoclipe traz como tema principal as crianças desaparecidas em nosso país.

22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um fatídico acidente de carro, morre José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher Alessandra e dois filhos Jéssica e Alex, além de milhares de fans. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar. Posteriormente o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar Ao vivo 15 anos Acima do nível do mar, uma homenagem ao Cézar explicita na canção A tempestade e o sol.

As homenagens ao Cézar continuaram com o lançamento do álbum A resposta de um desejo, que foi gravado pelo músico, tendo sido lançado em meio a muitas expectativas.

Em 2005, os fãs são presenteados com um grande projeto idealizado pela própria banda, seria o resgate de grandes sucessos com o álbum Atemporal, da marcante passagem do grupo pelo mercado góspel, contando ainda com quatro músicas inéditas, estas ainda homenageando o saudoso Cézar, o disco não teve o resultado esperado por muitos, devido a pouca divulgação da gravadora, mais valeu a pena! segundo os integrantes.

No iniciar de 2006, a banda anuncia sua saída da New Music , essa notícia trouxe um pouco de ansiedade aos fãs,pois poucos sabiam pra onde iria a banda agora, já que o vocal Kim já havia anunciado o lançamento do novo cd da banda Enquanto o Sol Brilhar, para novembro do mesmo ano.Algumas gravadoras de nome se interessaram previamente,mais nada se deu continuidade, e a banda acabou optando em continuar na mesma casa e assim adiando o lançamento do novo cd para março de 2007, muitos sentem cheiro de surpresas !

No finalzinho de fevereiro Kim vocalista da banda anunciou a contratação do Guitarrista Fred Nascimento (Ex- Legião Urbana e Capital Incial) e a participação especial do jovem tecladista Rafael Castilhol (já conhecido do meio artístico da MPB).



CD selec§es - Novo lanšamentos - Extras - Abrir 'insert' em proprio janela

Discografia, Videos & Livros

Discografia
Catedral   
ACIMA DO NíVEL DO MAR (2004)  - CD
 Record Music LRCD 275
1.  Cotidiano (Kim / Julio)
2.  Hoje (Kim / Cezar / Julio)
3.  O Nosso Amor (Kim / Cezar / Julio C.)
4.  Quem Disse que o Amor Pode Acabar? (Kim / Julio)
5.  Sabe Lá... (Kim / Julio)
6.  O Sentido (Kim / Cezar / Julio)
7.  Sobre Muitas Coisas (Kim / Cezar / Julio)
8.  Chame a Deus (Kim)
9.  Eu Quero Sol Nesse Jardim (Kim / Cezar / Julio)
10. Eu Amo Mais Você (Kim / Cezar / Julio)
11. Drogas (Kim)
12. A Tempestade e o Sol (Kim / Julio)
13. Rio de Janeiro a Dezembro (Kim / Cezar / Julio)
14. Tchau (Kim / Cezar / Julio)
 
 
 


Catedral   
15º ANDAR (2002)  - CD
WEA Music 5050466004420
1.  Tchau (Cezar - Júlio - Kim)
2.  Um minuto (Cezar - Júlio - Kim)
3.  Do meu querer (Cezar - Júlio - Kim)
4.  Dúvidas em mim (Cezar - Júlio - Kim)
5.  O que não se pode explicar aos normais (Cezar - Júlio - Kim)
6.  No quintal da nossa casa (Cezar - Júlio - Kim)
7.  15º andar (Cezar - Júlio - Kim)
8.  O meu jeito de te amar (Kim - R. Barros)
9.  Meu sonho (Cezar - Júlio - Kim)
10. Sempre apaixonado (Cezar - Júlio - Kim)
11. Aviso (Cezar - Júlio - Kim)
12. Ela e o castelo (Cezar - Júlio - Kim)
 
 





Música

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2013 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures