Antonio Loureiro

Videos - Antonio Loureiro

International
Shops

search for music by Antonio Loureiro at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Antonio Loureiro

pesquisa  Antonio Loureiro

DVDs
Antonio LoureiroAntonio Loureiro -  Nasceu


Antonio Loureiro

Antonio Veiga Loureiro
Nascido - 5/4/1986 São Paulo, SP

Biografia

Cantor. Compositor. Multiinstrumentista (bateria, percussão, piano, violão, programação eletrônica, vibrafone e marimba).
Transferiu-se para Belo Horizonte, onde integrou diversos grupos musicais.

Composição

  • A cor do progresso (com Gabriel Rosa)
  • A partir (com Leonora Weissman)
  • Antidotodesejo
  • Boi (com Makely Ka)
  • Câmara escura (com Makely Ka)
  • Coreira
  • Discografia

  • (2010) Antonio Loureiro • Independente CD
  • Antonio Loureiro – Só (2012)

    O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro chega ao segundo álbum solo apostando na liberdade do improviso e defendendo uma criação musical que prescinda de rótulos classificatórios. Em sua concepção, não há diferença entre canção e música instrumental ou entre o popular e o erudito. “Se me perguntam qual tipo de música eu faço, não tenho resposta para dar”, confessa Loureiro.

    “Só” é fruto da coleção das referências sonoras que acompanharam Loureiro nesses seus 26 anos de vida. Se determinado momento do disco faz lembrar o som progressivo das bandas Yes ou Genesis e, logo na sequência, surge um toque de jazz contemporâneo à la Brad Mehldau, ou então uma canção, no melhor estilo da tradição brasileira, não se trata de coincidência. A mistura foi intencional e serviu de mote não apenas para o processo de composição como para a produção do álbum.

    “Eu fico muito intrigado com essa não barreira que podemos ouvir em trabalhos como os de Mario Laginha, André Mehmari, Egberto Gismonti ou Guillermo Klein. Num mesmo assunto estão contextualizados paisagem sonora, arranjo e letra”, explica Loureiro que, apesar de nascido em São Paulo, despontou entre os novos artistas da atual cena musical de Belo Horizonte, cidade onde foi criado.

    Formado em percussão na Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em composição e teclados de percussão, sua trajetória de músico profissional teve início em 2000. Como baterista e percussionista, acompanhando diversos artistas, entre eles, Toninho Horta (como integrante da Orquestra Fantasma), Chico Amaral, Flávio Henrique, Juarez Moreira, Robertinho Silva e Duofel.

    Mais adiante, ajudou a formatar a sonoridade das bandas A Outra Cidade (com Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro) e Ramo (ao lado de Daniel Pantoja, Felipe José, André Rocha, Rafael Martini e Frederico Heliodoro). Com a primeira, entre outros shows, se apresentou no Mercado Cultural da Bahia de 2009. Mesmo ano em que o grupo Ramo foi selecionado para o Projeto Pixinguinha, rendendo a gravação e o lançamento de um CD, com produção assinada por Benjamim Taubkin.

    O trabalho autoral do artista ganharia maior destaque em 2010, com “Antonio Loureiro”, seu primeiro álbum solo. O disco, que conta com participações do pianista André Mehmari, do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho e dos cantores Marcelo Pretto e Fabiana Cozza, contribuiu também para revelar a faceta multi-instrumentista de Loureiro – nas faixas, ele se alterna entre piano, violão, vibrafone, marimba e, naturalmente, percussão.

    A estreia em disco solo veio acompanhada pela transferência do músico para São Paulo, onde vive atualmente, e de uma pequena turnê por Portugal e França, para concertos de divulgação. Foi na Europa que começou a planejar seu segundo álbum, já pensando em investir num trabalho que explorasse a liberdade do improviso.

    Nenhuma das faixas de “Só” teve seu arranjo formalmente escrito. O álbum está centrado em piano, baixo, vibrafone, bateria e vozes – e, na maior parte das gravações, é o próprio Loureiro quem responde por todos os instrumentos. “Passagem”, por exemplo, foi composta a partir de acordes soltos de piano. “No espaço entre os acordes, coloquei improvisos de bateria e, depois, acrescentei vozes, com a mesma aleatoriedade”, explica Loureiro.

    A opção pelo imprevisível também está na segunda parte de “Cabe na minha Ciranda”. Os solos de saxofone de Thiago França são improvisos que foram registrados separadamente e, mais tarde, sobrepostos e colados na edição.

    Outra característica marcante desse novo álbum é a influência da cultura popular brasileira. Abrindo o disco, “Pelas águas” apresenta trechos da letra em tupi-guarani, com a sonoridade das palavras indígenas se misturando à melodia. “Boi”, por sua vez, tem a forte marcação rítmica inspirada no bumba-meu-boi do cantador Mestre Humberto de Maracanã. O contorno regional também está na já citada “Cabe na minha Ciranda”, trazendo a poesia e a voz de Siba. A parceria deles é antiga: Loureiro é integrante da banda do artista pernambucano.

    “Só” destaca-se ainda pelas participações especiais, com as presenças de Tatiana Parra (voz), Pedro Durães (programações eletrônicas), Frederico Heliodoro (baixo elétrico), Rafael Martini (acordeon e vozes), Trigo Santana (contrabaixo), Alexandre Andrés (flautas), Daniel Santiago (violão), Sérgio Krakowski (pandeiro) e dos argentinos Santiago Segret (bandoneon) e Andrés Beeuwsaert (piano).


    Faixas
    01 - Pelas Águas – Antonio Loureiro
    02 – Reza - Antonio Loureiro
    03 - Cabe na Minha Ciranda - Antonio Loureiro e Siba
    04 - Lindeza - Antonio Loureiro
    05 - Antonio Loureiro
    06 - Parto - Antonio Loureiro e Thiago Amud
    07 – Passagem - Antonio Loureiro
    08 - Antidotodesejo - Antonio Loureiro
    09 - Boi - Antonio Loureiro e Makely Ka
    10 - Luz da Terra - Antonio Loureiro Um comentário:
    Marcadores: Antonio Loureiro, Instrumental

    Antonio Loureiro, Bernardo Fabris, Maurício Ribeiro e Thiago Nunnes (2005)

    Os quatro compositores acabam de lançar o seu primeiro CD, que leva o nome de todos eles. Antonio Loureiro Bernardo Fabris Maurício Ribeiro Thiago Nunnes, ou ABMT, como foi apelidado, é uma clara referência ao antológico disco gravado por Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta, no começo da década de 70.

    Ao todo, doze músicas integram o CD, sendo três composições inéditas de cada instrumentista. Apesar das diferentes influências de cada um, ABMT prima por ser um álbum coeso, um documento único que representa parte do recente cenário da música instrumental na capital mineira.

    Com formações diversas, que vão do quarteto bateria-baixo-sax-guitarra ao naipe de metais, os compositores contam ainda com a participação de músicos de destaque, como Enéias Xavier, André "Limão" Queiroz, Gustavo Figueiredo e Cristiano Caldas, entre outros grandes nomes da cena musical mineira.



    Faixas
    01 - A Tentação do Frei Serapião (Maurício Ribeiro)
    02 - Jaco (Thiago Nunnes)
    03 - Pedal (Antonio Loureiro)
    04 - Giga (Bernardo Fabris)
    05 - Ouvido, Cabeça e Barba (Antonio Loureiro)
    06 - Qualquer Coisa Tem Cabelo (Maurício Ribeiro)
    07 - Chet (Thiago Nunnes)
    08 - Miramar (Bernardo Fabris)
    09 - Soltando Pipa de Tarde (Maurício Ribeiro)
    10 - Valsa (Bernardo Fabris)
    11 - Funk 78 (Thiago Nunnes)
    12 - Cantando e Andando (Antonio Loureiro)
    Marcadores: Antonio Loureiro, Bernardo Fabris, Instrumental, Maurício Ribeiro, Thiago Nunnes

    Antonio Loureiro (2010)

    Aos 24 anos de idade, Antonio Loureiro é compositor, multi-Instrumentista, e atua em diversas frentes musicais de Minas Gerais. Está lançando seu primeiro CD autoral que conta com a participação de grandes artistas brasileiros como André Mehmari, 5to Sugeito a Guincho, Fabiana Cozza, Marcelo Pretto e outros grandes interpretes e instrumentistas de Minas Gerais como os colegas integrantes do grupo Ramo, do qual Loureiro é baterista e compositor, Kristoff Silva, Juliana Perdigão, Sérgio Pererê, Rafael Martini e Leonora Weissmann (Quebrapedra) alem da presença do grande cantor Europeu e colaborador do projeto de Antonio, David Linx.

    Recentemente realizou turnê de lançamento deste CD em Portugal e França, fazendo 8 shows com sua banda e 4 solos, tendo a oportunidade de difundir este trabalho e aprimorá-lo para sua apresentação no Brasil. Alem desta turnê, está encabeçando a produção do lançamento deste CD junto com os CDs dos grupos Quebrapedra e Ramo, em São Paulo no Auditório Ibirapuera, dia 23 de maio de 2010. Este show contará com a participação de Tatiana Parra, Benjamim Taubkin e Marcelo Pretto.
    Todasa estas produções que envolvem o CD foram feitas de forma independente sem recursos de leis de incentivo.

    É compositor e baterista do grupo Ramo que conquistou o prêmio Pixinguinha2009 da Funarte e com este CD o grupo conquistou o premio de melhor CD do ano de 2009 pelo BDMG Instrumental. Atua como baterista e vibrafonista da banda do compositor Kristoff Silva gravando seu 1o CD e DVD e se apresentando em varias casas importantes do Brasil e no exterior no festival SXSW em Austin-TX.
    Recentemente Antonio lançou na Sala Sérgio Magnani em BH. um trabalho solo de leituras de peças do compositor Guinga para Marimba e Vibrafone.

    Foi convidado por Benjamim Taubkin para fazer um “show case” na programação anexa ao 23o Congresso da ISPA para compradores de todo mundo e para se apresentar com o grupo America Contemporânea em Sabará-MG e São Paulo-SP. Essa parceria com o pianista Benjamim Taubkin rendeu um trio que se apresenta no Savassi Jazz Festival 2010 em Julho.

    Formado em percussão na UFMG, com especialização em composição e teclados de percussão, pesquisa constantemente a cultura popular do Brasil, tendo-a como forte influência em sua música.


    Faixas
    01 - Vôo a Dois - Antonio Loureiro
    02 - Câmara Escura – Antonio Loureiro e Makely Ka
    03 - Coreira - Antonio Loureiro
    04 - A Partir - Antonio Loureiro e Leonora Weismann
    05 - Roda Gigante – Antonio Loureiro e Dudu Nicácio
    06 - Nova – Antonio Loureiro e Gabriel Rosa
    07 - A Cor do Progresso – Antonio Loureiro e Gabriel Rosa
    08 - Id - Antonio Loureiro
    09 - Um Início Meio e Fim - Antonio Loureiro
    10 - Sentimento - Antonio Loureiro e Renato Negrão
    11 - Qui nem Quiabo - Antonio Loureiro
    Marcadores: Antonio Loureiro, MPB


    Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

    World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
    Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

    Volta a Artistas

     ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

    videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures