Aline Cântia e Chicó do Céu

Videos - Aline Cântia e Chicó do Céu

International
Shops

search for music by Aline Cântia e Chicó do Céu at amazon



search for rare music at Music Stack

Links:
Aline Cântia e Chicó do Céu

pesquisa  Aline Cântia e Chicó do Céu

DVDs

Aline Cântia e Chicó do CéuAline Cântia e Chicó do Céu -  Nasceu


Aline Cântia e Chicó do Céu – Contos de lá nos Cantos de cá

Depois de oito anos de uma bem-sucedida parceria que já os levou a vários estados brasileiros, boa parte da América Latina e a alguns países da África, como Tunísia e Cabo Verde, a narradora de histórias e mestre em estudos literários pela UFMG Aline Cântia e o músico e compositor Luís Carlos Lopes Dinuci, o Chicó do Céu, acabam de lançar seu primeiro CD, 'Contos de lá nos cantos de cá'.

Produzido com muito carinho, o disco sai pela gravadora paulista Pôr do Som, financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e solidifica ainda mais o trabalho da dupla, que começou quando Aline Cântia, então professora universitária em Belo Horizonte, conheceu Chicó do Céu, na época seu aluno na UNA.

“Era tempo do Projeto Rondon, e fomos para Acorizal, no Mato Grosso, onde criamos um programa de rádio no qual comecei a contar algumas histórias, com trilha sonora do Chicó”, lembra Aline. “Deu tão certo que até fizemos uma música, com letra e tudo, que hoje é o hino oficial da cidade.”

Emoção
De volta a Minas, Aline e Chicó resolveram investir na carreira de contadores de história. Criaram o projeto Abrapalavra e apostaram nele. De uns tempos para cá estão vivendo apenas desse trabalho. “'Contos de lá nos cantos de cá', de certa forma, é uma síntese de tudo isso, além de uma realização para nós, que hoje ficamos mais na estrada do que aqui em Belo Horizonte”, diz Aline.

Ainda de acordo com a narradora, que é mineira de Viçosa, na Zona da Mata, se o CD demorou tanto para sair foi pelo fato de que ela e Chicó, que é natural de Itaperuna (RJ), desde o início da parceria não se precipitaram para lançá-lo. “Queríamos primeiro amadurecer nosso trabalho, nos identificar com ele e, principalmente, buscar uma identificação cada vez maior com a palavra, que é nossa ferramenta de trabalho, e aprender a valorizá-la”, continua Aline.

Com a participação de três jovens compositores mineiros – Gustavito Amaral, Thiago Braz e Léo Assunção –, além da pesquisadora popular Renata Mattar e Gustavo Finkler, criador do Grupo Cuidado que Mancha, as seis histórias de 'Contos de lá nos cantos de cá' – duas delas, 'O samba' e 'O menino e a bailarina', criadas por Aline e Chicó – são como um acalanto ao coração.

Impossível não se deixar emocionar quando Aline Cântia, com voz suave e muita segurança – acompanhada por Chicó, que não deixa por menos – conta em 'A tartaruga e a fruta amarela' como foi que esse animal, desde muito o mais vagaroso da floresta, acabou descobrindo o nome uma fruta até então desconhecida pela bicharada: a carambola.

Em outro conto, 'O par de sapatos', é narrada a paixão que unia dois sapatos, sempre juntos quando estavam na loja, dentro da caixa, mas separados depois de cada ser colocado em um pé. O nascimento do samba nos morros cariocas é tema da deliciosa 'O samba'. “Essa história nasceu das nossas viagens Brasil afora, sentados nos terreiros e calçadas, e ouvindo um caso aqui e ali”, explica Aline.

Entre os próximos projetos da dupla, além de continuar na divulgação de 'Contos de lá nos cantos de cá', que será lançado em breve em Belo Horizonte, Aline e Chicó continuam trabalhando na ampliação de Pontos de Memória, projeto que realizam em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus.
por Carlos Herculano Lopes - EM Cultura


Faixas:
01 – O Par de Sapatos
02 – A Princesinha Medrosa
03 – A Tartaruga e a Fruta Amarela
04 – As Duas Mulheres do Céu
05 – O Samba
06 – O Menino e a Bailarina


Disponivel  - A musica que vem de Minas


Músicas para FIFA Copa do Mundo Rússia 2018

World cup song England 2018 World cup song Brasil 2018 World cup song Russia 2018
Cançao para Seleção Inglës com musica Brasileira Música para Seleção Brasileira Música Oficial com Letras e Tradução em Português

Volta a Artistas

 ------  Copyright © 1998-2018 MusicaPopular.org -----  contato webmaster

videos letras discografia biografia article musica mp3 galeria imagens pictures